A PROJEÇÃO DE EFEITOS PARÓDICOS EM NARRATIVA DE VIDA: UMA ANÁLISE DO DIÁRIO DA DILMA DA REVISTA PIAUÍ

Autores

  • Ivan Vasconcelos Figueiredo Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

(auto)biografia, paródia, narrativa de vida, Diário da Dilma.

Resumo

O estudo discute as relações entre as categorias de ficcionalidade e factualidade na geração de efeito paródico na (auto)biografia da presidenta da República, Dilma Rousseff. O corpus é composto por três edições (março, abril e maio de 2013) da seção Diário da Dilma da revista Piauí. Nessa seção, o periódico apresenta os testemunhos do vivido do que seriam as confissões privadas de Dilma frente aos compromissos públicos. O quadro teórico-metodológico é orientado pela Teoria Semiolinguística charaudeana. A narrativa de vida é concebida como gênero, conforme Machado (2012). O discurso testemunhal é conceituado a partir de Amossy (2007). Assim, analisa-se contrastivamente como são colocados em cena os diálogos internos do narrador da (auto) biografia com as vozes exteriores. Considera-se que tal relação – dada no ficcional e factual – é necessária para o efeito paródico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Vasconcelos Figueiredo, Universidade Federal de São João del-Rei

Docente do Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de São João del-Rei. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do "Núcleo de Estudos sobre Transgressões, Imagens e Imaginários" da Faculdade de Letras da UFMG.

Downloads

Publicado

2016-10-05

Como Citar

FIGUEIREDO, I. V. A PROJEÇÃO DE EFEITOS PARÓDICOS EM NARRATIVA DE VIDA: UMA ANÁLISE DO DIÁRIO DA DILMA DA REVISTA PIAUÍ. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 2, p. 67–84, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/20263. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos