A PROJEÇÃO DE EFEITOS PARÓDICOS EM NARRATIVA DE VIDA: UMA ANÁLISE DO DIÁRIO DA DILMA DA REVISTA PIAUÍ
Palavras-chave:
(auto)biografia, paródia, narrativa de vida, Diário da Dilma.Resumo
O estudo discute as relações entre as categorias de ficcionalidade e factualidade na geração de efeito paródico na (auto)biografia da presidenta da República, Dilma Rousseff. O corpus é composto por três edições (março, abril e maio de 2013) da seção Diário da Dilma da revista Piauí. Nessa seção, o periódico apresenta os testemunhos do vivido do que seriam as confissões privadas de Dilma frente aos compromissos públicos. O quadro teórico-metodológico é orientado pela Teoria Semiolinguística charaudeana. A narrativa de vida é concebida como gênero, conforme Machado (2012). O discurso testemunhal é conceituado a partir de Amossy (2007). Assim, analisa-se contrastivamente como são colocados em cena os diálogos internos do narrador da (auto) biografia com as vozes exteriores. Considera-se que tal relação – dada no ficcional e factual – é necessária para o efeito paródico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-10-05
Como Citar
FIGUEIREDO, I. V. A PROJEÇÃO DE EFEITOS PARÓDICOS EM NARRATIVA DE VIDA: UMA ANÁLISE DO DIÁRIO DA DILMA DA REVISTA PIAUÍ. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 2, p. 67–84, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/20263. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.