A CRIANÇA BILÍNGUE BIMODAL E OS DIFERENTES INTERLOCUTORES: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Bruna Crescêncio Neves Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Bilinguismo Bimodal, Libras, Português Brasileiro

Resumo

Interessado nos estudos referentes ao bilinguismo bimodal, este trabalho analisa a produção linguística de uma criança ouvinte, filha de pais surdos, diante de diferentes interlocutores – monolíngue e bilíngue. Para tanto, traça brevemente as pesquisas inerentes ao bilinguismo e especificamente, ao bilinguismo bimodal, a fim de expor os estudos que têm sido conduzidos na área. Apresenta também a metodologia adotada para este estudo de caso e uma contextualização dos participantes e situação em que ocorre a interação. Por fim, analisa os dados encontrados e mostra que a criança bilíngue bimodal assume diferentes modos da linguagem (monolíngue-bilíngue) de acordo com seu interlocutor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Crescêncio Neves, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestrado em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora de Português como segunda língua para surdos, no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Palhoça Bilíngue.

Downloads

Publicado

2016-10-05

Como Citar

NEVES, B. C. A CRIANÇA BILÍNGUE BIMODAL E OS DIFERENTES INTERLOCUTORES: UM ESTUDO DE CASO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 2, p. 157–172, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/23538. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos