Memória e os mecanismos de vigilância em As Bruxas de Salém de Arthur Miller

Autores

  • Antonius Poppelaars Universidade Federal da Paraíba
  • Sandra Luna Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2017v13n2.26382

Palavras-chave:

As Bruxas de Salém de Arthur Miller, Mecanismos de Vigilância, Memória, Perseguição.

Resumo

Arthur Miller escreveu As Bruxas de Salém (1953), peça sobre uma caça às bruxas no século XVII, como metáfora da caça aos comunistas no Macarthismo, um período de perseguição nos Estados Unidos. Em ambos os momentos, a peça-chave da perseguição era a “delação”: instar um suspeito a acusar outros. Em 1956, Miller, interrogado por simpatias comunistas, negou-se a delatar, reforçando a peça como denuncia de repressão. Os objetivos deste artigo são conectar a peça ao Macarthismo, aplicando, baseado em Pêcheux, regularização, memória social, memória discursiva, silenciamentos, (não)-ditos, implícitos, (não)-inscrição na memória e baseado em Foucault, mecanismos de vigilância. Conclui-se que a peça, referindo-se ao século XVII e ao Macarthismo, oferta-se como documento que pode ser recuperado pela memória coletiva como exemplo dos mecanismos de vigilância e dos conceitos baseados em Pêcheux, permitindo que a peça possa ser retomada e citada em outros casos de perseguição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonius Poppelaars, Universidade Federal da Paraíba

Graduado pela Universidade Federal da Paraíba em Letras Inglês. Mestrando em Letras pela UFPB.

Sandra Luna, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba, atua também como docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Seus principais focos de interesse acadêmico recaem sobre as seguintes vertentes: Teoria e História Literária, Literatura Geral e Comparada, Dramaturgia e Estudos Comparados entre Literatura e Cinema.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

POPPELAARS, A.; LUNA, S. Memória e os mecanismos de vigilância em As Bruxas de Salém de Arthur Miller. DLCV, João Pessoa, PB, v. 13, n. 2, p. 16–47, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2017v13n2.26382. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/26382. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos