TOPÔNIMOS, NOMES DE ESCOLA E MEMÓRIA: O LÉXICO COMO REPERTÓRIO DO CONHECIMENTO CULTURAL

Autores

  • Carla Bastiani Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Topônimos, Nomes de escola, Memória, Patrimônio cultural.

Resumo

O objetivo deste artigo é tecer considerações a respeito do topônimo como um registro temporal da cosmovisão de um determinado grupo social, ao levar em consideração o fato de que, subjacente a ele, estão vestígios da identidade e da história desse grupo. Desse modo, ao resgatar a memória dos topônimos que denominam as escolas de uma comunidade, é possível reconstruir parte da sua história, bem como recuperar e trazer à tona informações relacionadas à constituição do patrimônio cultural dessa comunidade que se encontram subjacentes a esses nomes. Nesse sentido, primeiramente, são discutidos os aspectos gerais que envolvem o processo de nomeação de lugares na vertente toponímica; em seguida, são abordadas questões relativas ao signo toponímico e à sua motivação inerente; finalmente, o topônimo é examinado como meio de preservação da memória do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Bastiani, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2012). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior - UNINTER (2014). Mestre em Ensino de Língua e Literatura - PPGL/UFT (2016). É pesquisadora na área de Linguística, ênfase em Onomástica/Toponímia.

Downloads

Publicado

2016-10-05

Como Citar

BASTIANI, C. TOPÔNIMOS, NOMES DE ESCOLA E MEMÓRIA: O LÉXICO COMO REPERTÓRIO DO CONHECIMENTO CULTURAL. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 2, p. 189–207, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/30024. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos