TOPÔNIMOS, NOMES DE ESCOLA E MEMÓRIA: O LÉXICO COMO REPERTÓRIO DO CONHECIMENTO CULTURAL
Palavras-chave:
Topônimos, Nomes de escola, Memória, Patrimônio cultural.Resumo
O objetivo deste artigo é tecer considerações a respeito do topônimo como um registro temporal da cosmovisão de um determinado grupo social, ao levar em consideração o fato de que, subjacente a ele, estão vestígios da identidade e da história desse grupo. Desse modo, ao resgatar a memória dos topônimos que denominam as escolas de uma comunidade, é possível reconstruir parte da sua história, bem como recuperar e trazer à tona informações relacionadas à constituição do patrimônio cultural dessa comunidade que se encontram subjacentes a esses nomes. Nesse sentido, primeiramente, são discutidos os aspectos gerais que envolvem o processo de nomeação de lugares na vertente toponímica; em seguida, são abordadas questões relativas ao signo toponímico e à sua motivação inerente; finalmente, o topônimo é examinado como meio de preservação da memória do grupo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-10-05
Como Citar
BASTIANI, C. TOPÔNIMOS, NOMES DE ESCOLA E MEMÓRIA: O LÉXICO COMO REPERTÓRIO DO CONHECIMENTO CULTURAL. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 2, p. 189–207, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/30024. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 DLCV - Língua, Linguística & Literatura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.