A produção das mulheres na mídia durante a Olimpíada de 2016
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2017v13n2.36139Palavras-chave:
Análise do discurso, Mídia, Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Feminismo, AzMinaResumo
Este trabalho pretende analisar os discursos produzidos sobre a mulher esportista durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 nas mídias a partir da análise dos discursos materializados na coluna da Revista AzMina, no portal UOL, durante o período do evento. A partir das discussões da arqueogenealogia foucaultiana e de algumas reflexões sobre o conceito de gêneros e os feminismos, notamos que as estratégias discursivas de AzMina são polivalentes, trazendo à tona uma luta discursiva em que as resistências aparecem relacionadas à retomada de memórias discursivas sobre as mulheres. Por fim, concluímos que a revista, não obstante seu limites, empreende um deslocamento importante diante do discurso heteronormativo e androcêntrico que, ainda hoje, produzem os enunciados sobre a mulher e o esporte na mídia jornalística.Downloads
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Publicado
2017-12-31
Como Citar
BECHLER, C. G.; BUTTURI JUNIOR, A. A produção das mulheres na mídia durante a Olimpíada de 2016. DLCV, João Pessoa, PB, v. 13, n. 2, p. 93–115, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2017v13n2.36139. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/36139. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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