A construção da mulher nos contos maravilhosos: um olhar sobre as origens do clássico infanto-juvenil para compreender o contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n1.39108Palavras-chave:
literatura infanto-juvenil, gêneroResumo
O presente trabalho tem como objetivo lançar um olhar sobre os estudos em torno das origens e desenvolvimento dos contos maravilhosos, de modo a verificar como se deu a construção da imagem da mulher em tais produções, com o intuito de observar as alterações sofridas nessa construção ao longo dos tempos, para chegar à compreensão do contemporâneo através da discussão de um dos contos de Marina Colasanti (1994), no caso, “A moça tecelã”. Tomamos como base, especialmente, o “rastreamento” de cunho histórico-cultural apresentado por Nelly Novaes Coelho (2010) acerca da Literatura Infanto-Juvenil, bem como as reflexões de Maria Emília Traça (1992), tecidas a partir de um viés sociológico e antropológico, que vão do conto popular ao conto para crianças. Entremeado a esse estudo, buscamos fundamentação nos pressupostos teóricos dos estudos culturais e de gênero, como forma de problematizar as inevitáveis questões que surgem ao se tratar de tal temática.Downloads
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Publicado
2018-12-20
Como Citar
SOUSA, M. A. S. M. de; SCHNEIDER, L. A construção da mulher nos contos maravilhosos: um olhar sobre as origens do clássico infanto-juvenil para compreender o contemporâneo. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 1, p. 169–187, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n1.39108. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/39108. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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