ARGUMENTAÇÃO E INTERAÇÃO: OS MODALIZADORES NA CARTA OFICIAL
Resumo
RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de descrever como o fenômeno da modalização se processa no gênero do discurso formulaico denominado carta oficial. O referencial teórico utilizado foi a Teoria da Modalização, a partir de Castilho & Castilho (1993), Koch (2000), Neves (2000) e Nascimento (2005). Essa teoria explica como, em um enunciado, o locutor responsável pelo discurso imprime determinadas avaliações e indicações de como quer que seja lido seu texto, manifestando assim suas intenções e atitudes. O corpus dessa investigação se constitui de 20 cartas oficiais, emitidas por diferentes instituições públicas nacionais, tais como escolas, prefeituras municipais, universidades e órgãos do judiciário. Nas referidas cartas, foram constatados os diferentes tipos de modalização (epistêmica, deôntica e avaliativa), corroborando a hipótese de que a argumentação no gênero carta oficial se processa, principalmente, através do fenômeno da modalização. Os modalizadores, no referido gênero, não só foram utilizados para imprimir pontos de vistas do locutor, a respeito do que estava sendo enunciado, mas também para que esse agisse em função do seu interlocutor, muitas vezes determinando como o interlocutor deveria responder à enunciação. PALAVRAS-CHAVE: Argumentação; Modalização; Carta Oficial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-01
Como Citar
PEREIRA DO NASCIMENTO, E. ARGUMENTAÇÃO E INTERAÇÃO: OS MODALIZADORES NA CARTA OFICIAL. DLCV, João Pessoa, PB, v. 7, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/4830. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.