Da infância à juventude em Noturno sem Música, de Gilvan Lemos

Autores

  • Antony Cardoso Bezerra UFRPE
  • Andreza Karoline Cavalcanti Martins Graduada em Jornalismo pela Faculdade Joaquim Nabuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2020v16n2.48999

Resumo

Um dos fatores capitais na obra do escritor pernambucano Gilvan Lemos é a representação das fases da existência humana. Em seu romance de estreia, Noturno sem Música, esse quadro já se faz presente. A narração em primeira pessoa por Jonas, jovem que também protagoniza a narrativa, é reveladora dos percalços do amadurecimento e, também, dos conflitos geracionais dele derivados. A partir do acompanhamento do percurso literário de Gilvan Lemos, promove-se uma leitura crítica do romance. O foco da investigação se dirige às percepções do narrador e do protagonista sobre si próprios e sobre os mais velhos, num jogo entre passado e presente marcado pelo contraste. Para a problematização acerca da infância, da juventude e da velhice, conta-se com os estudos de Buenaventura Delgado (1998), Bosi (1987) e Elias (2001) como fundamento. A caracterização do tempo na narrativa bebe das fontes oferecidas por Mendilow (1972) e Pouillon (1974).

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Biografia do Autor

Andreza Karoline Cavalcanti Martins, Graduada em Jornalismo pela Faculdade Joaquim Nabuco

Graduada em Jornalismo pela Faculdade Joaquim Nabuco Licencianda em Letras na Universidade Federal Rural de Pernambuco

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

BEZERRA, A. C.; MARTINS, A. K. C. Da infância à juventude em Noturno sem Música, de Gilvan Lemos. DLCV, João Pessoa, PB, v. 16, n. 2, p. e020016, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2020v16n2.48999. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/48999. Acesso em: 20 nov. 2024.