O TEXTO PRESCRITIVO COMO PRODUTO DA ATIVIDADE DE LINGUAGEM: ANÁLISE DOS TIPOS DE AGIR E DOS TIPOS DE DISCURSO NA RESOLUÇÃO Nº 36/98
Abstract
Entendemos que o texto prescritivo, enquanto enunciado, é o produto da interação de dois ou mais indivíduos em um espaço socialmente definido e que, portanto, a palavra é um veículo de comunicação e representação que está em direção a um interlocutor real, podendo variar pela ordem estabelecida na interação em referência ao grupo social. Nesse trabalho, objetivamos investigar os tipos de agir e os tipos de discursos manifestados no texto da Resolução Nº 36/98-PRG/UFPB, e qual o papel que a linguagem desempenha nesse contexto. Para tanto, buscamos nos ancorar, basicamente, nos postulados teórico-metodológicos do interacionismo sóciodiscursivo com Bronckart (1999) e, em alguns momentos, que se fizeram necessários, no diálogo com outras teorias, tais como a ergologia, nos moldes de Souza-e-Silva (2008) e o dialogismo com Bakhtin (1992) e Brait (1997). A linguagem institucionalizada, em nosso caso, representa a manifestação de sujeitos com vistas à relativização de uma ética de formação profissional. Preliminarmente, podemos afirmar que, pela enunciação, mesmo no texto prescritivo, o enunciador, através da linguagem, conferir a si e a seus destinatários potenciais, relevância estratégica no seu dizer, marcando no discurso uma posição institucional e uma relação com um saber. Palavras-chave: texto prescritivo, linguagem, dialogismo, atividade de linguagem.Downloads
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Published
2012-10-19
How to Cite
CAVALCANTE SOARES, M. E. O TEXTO PRESCRITIVO COMO PRODUTO DA ATIVIDADE DE LINGUAGEM: ANÁLISE DOS TIPOS DE AGIR E DOS TIPOS DE DISCURSO NA RESOLUÇÃO Nº 36/98. DLCV, João Pessoa, PB, v. 9, n. 1, p. 09–19, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/10053. Acesso em: 20 nov. 2024.
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Artigos
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