Competência leitora no 9º ano do Ensino Fundamental
uma experiência de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.65543Resumen
Este artigo objetiva apresentar uma experiência de pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, cujo objetivo foi investigar como o processo de avaliação, por meio de instrumentos orientadores e reguladores da aprendizagem, poderia contribuir para promover competência leitora de alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Umari – Ceará. Após a pesquisa, foi elaborado um material técnico em leitura de apoio ao professor. Inicialmente, refletimos sobre a leitura e o processo de avaliação da competência leitora com ênfase nos documentos legais da educação; depois averiguamos se as oficinas de leitura, basiladas nas habilidades da Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Saeb, contribuíram para o aperfeiçoamento da competência leitora dos alunos; e, por fim, apresentamos um Manual de orientações aos professores sobre avaliação de habilidades e competências leitoras em sala de aula. Foi desenvolvida uma pesquisa-ação participante quanti-qualitativa fundamentada nas concepções de leitura para Koch e Elias (2010), Kleiman (2012), Solé (1998); e nas teorias sobre avaliação da aprendizagem nas abordagens de Perrenoud (1999), Luckesi (2005) e Hoffman (2003); bem como nas orientações sobre leitura nos PCN e na BNCC (2018). Como resultados foi confirmado que as oficinas de leitura elevaram a proficiência leitora dos alunos do nível insuficiente para o básico e deste para o adequado. Com base nos resultados é que foi elaborado um Manual de Apoio ao Professor do Ensino.
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