Tradição oral
inclusão dos mitos e lendas locais nas salas de aula da EJA
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65248Résumé
A tradição oral, retransmitida por diversas gerações, está presente fortemente na memória coletiva e na cultura brasileira. No entanto, essa sabedoria oral das lendas e dos mitos raramente são abordados em sala de aula. Assim, o referido trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições dos mitos e lendas locais da cidade de Lucena - Paraíba, no ensino da EJA (Educação de Jovens e Adultos) nas aulas de Língua Portuguesa para o aprimoramento das habilidades e competências comunicativas. A metodologia tem como foco a pesquisa qualitativa através do relato de experiência de viés dedutivo e análise qualitativa. É de extrema importância a introdução da oralidade dos mitos e lendas locais em sala de aula, pois se tornará um instrumento de inclusão da tradição oral no âmbito escolar. À luz de autores como: Ecléa Bosi (1994), Maurice Halbwachs (1990) e Thierry Jeantet (1986), entre outros, será fomentado neste trabalho.
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