Práticas de avaliação no texto escrito de alunos surdos

Autores

  • Liliane Afonso de Oliveira Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Alini Cruz Secretária de Educação do Estado do Pará
  • Fátima Afonso Centro Cultural Rosa Luxemburgo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65218

Resumo

Este artigo discute sobre materialidade escrita do aluno Surdo em momento de avaliação, em que aspectos como comunicação, cultura e metodologias de ensino tangenciam para o aspecto macro, ouvintista em detrimento do micro – Surdos. O estudo apoia-se, fundamentalmente, em Martín-Barbero (2009) e Moita Lopes (2006, 2013). Os procedimentos técnicos da pesquisa são de caráter bibliográfico e documental, pois a partir da amostra de uma produção textual de sujeito Surdo, e de dispositivos legais, bem como outros suportes epistemológicos temos pontos de intercessão cultural entre educador e educando. A relação da realidade evidenciada no texto analisado e a prática de avaliação empregada, traça aspectos que demarcam a regularidade avaliativa às produções textuais de alunos, e como tais materializações comunicacionais são regularmente, interceptadas em ambientes de ensino, repercutindo, na performance comunicacional da teia micro ao qual Surdos pertencem na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Afonso de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Docente do Curso de Letras e Letras Libras da UFRA, Doutora em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia – PA, liliane.afonso@ufra.edu.br;

Alini Cruz, Secretária de Educação do Estado do Pará

Professora da Educação especial na Secretária de Educação do Estado do Pará, Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Univeridade da Amazônia – PA, alinipinheirop@gmail.com;

Fátima Afonso, Centro Cultural Rosa Luxemburgo

Assistente Social, fundadora do Centro Cultural Rosa Luxemburgo, na cidade de Ananindeua, Pará.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

OLIVEIRA, L. A. de; CRUZ, A. do S. P. .; VEIGA, M. de F. A. . Práticas de avaliação no texto escrito de alunos surdos. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022002, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65218. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/65218. Acesso em: 20 nov. 2024.