A PESQUISA SOBRE ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: um estudo a partir da década de 1990

Autores

  • Célia Rodrigues Tenório Limeira Universidade Federal de Alagoas
  • Roseane Maria de Amorim Professora Doutora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Neste trabalho discute-se a pesquisa sobre o Ensino Religioso no Brasil desde a década de 1990, cuja metodologia se baseia em uma abordagem qualitativa e bibliográfica. Busca-se compreender a forma como tem sido concebida essa disciplina, e as implicações curriculares na educação básica. Os principais objetivos deste trabalho é analisar o panorama do Ensino Religioso no Brasil; discutir a legislação brasileira acerca desse campo de conhecimento e estudar algumas dissertações sobre a temática desde os anos de 1990. Este estudo é importante porque traz contribuições para a construção de um Ensino Religioso mais organizado e estruturado em seu currículo, com objetivos claros, que motivem, acima de tudo, o respeito à diversidade religiosa e a pluralidade de pensamentos, contribuindo, assim, para a formação da cidadania. Conclui-se que o Ensino Religioso enfrenta muitos desafios para se consolidar como disciplina, necessitando, entre outras coisas, de uma legislação mais clara e consistente, formação adequada para os professores e discussões nas universidades. Esse componente curricular ainda tem um longo caminho a percorrer.

Palavras-chave: Currículo, Ensino Religioso, Pesquisa.

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Biografia do Autor

Célia Rodrigues Tenório Limeira, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

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Publicado

2018-04-25

Como Citar

LIMEIRA, C. R. T.; AMORIM, R. M. de. A PESQUISA SOBRE ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: um estudo a partir da década de 1990. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 22–58, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/39476. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

História das instituições e práticas educativas