A MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO DE PRIMEIRAS LETRAS NO INÍCIO DA REPÚBLICA EM ALAGOAS (1889–1945)
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma investigação sobre a participação da música no processo do Ensino de Primeiras Letras no Início da República em Alagoas (1889-1945). Tem como base os documentos oriundos do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, onde buscamos os vestígios do ensino de música no contexto educacional no Estado, qual foi o sentido da música no desenvolvimento das práticas educativas. Nessa perspectiva, observamos a prática musical como grande aliada do processo educativo, encontrando vestígios da utilização da música na escola primária como uma disciplina complexa, abrangendo teoria e prática, desenvolvendo aspectos cognitivos musicais, disciplinadores e pátrios. Utilizamos como metodologia uma abordagem qualitativa e bibliográfica, alinhada à história cultural. Na conclusão, salientamos a importância da música para a sociedade, principalmente no contexto educativo formal, considerando que a música exerceu um papel importante ao ter sua presença marcada na educação republicana, não só por seus objetivos, mas pela valorização de seus elementos e de sua forte marca na sociedade, reconhecendo sua influência como grande aliada para o processo educativo atual.
Downloads
Referências
AMATO, Rita de Cássia Fucci. Breve retrospectiva histórica e desafios do ensino de música na educação básica brasileira. Revista Opus, n. 12, 2006. Disponível em: < http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/319/298>. Acesso em: 4 set. 2013.
AVELAR, Romeu de. Coletânea de poetas alagoanos. Rio de Janeiro: Minerva, 1959.
BARROS, Francisco Reinaldo Amorim de. ABC das Alagoas: dicionário biobibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas. Brasília: Senado Federal, 2005. 2 v.
BEVILACQUA, Otavio. Notas sobre história do canto coral. Rio de Janeiro: Globo, 1933.
BISPO, Antonio Alexandre. Contribuição alagoana à educação musical no início do século: os cantos escolares de Tavares de Figueiredo. Akademie Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira, n. 9, 1991a. Disponível em: <http://www.revista.akademie-brasil-europa.org/CM09-03.htm>. Acesso em: 10 fev. 2014.
______. Conceitos e opiniões de Luiz Lavenère. Akademie Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira, n. 9, 1991b. Disponível em:< http://www.revista.akademie-brasil-europa.org/CM09-04.htm>. Acesso em: 10 fev. 2014.
BRASIL. Decreto nº 1.331, de 17 de fevereiro de 1854. Approva o Regulamento para a reforma do ensino primario e secundario do Municipio da Côrte. Coleção de Leis do Império do Brasil, 1854, v. 1 pt I, p. 45. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-590146-publicacaooriginal-115292-pe.html>. Acesso em: 19 jun. 2017.
______. Decreto nº 981, de 8 de novembro de 1890. Approva o Regulamento da Instrucção Primaria e Secundaria do Districto Federal. Coleção de Leis do Brasil, 1890, v. Fasc. XI, p. 3.474.
______. Decreto-Lei nº 8.529, de 2 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Primário. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Rio de Janeiro, 4 jan. 1946, Seção 1, p. 113. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8529-2-janeiro-1946-458442-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 2 fev. 2014.
______. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 ago. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm>.
COSTA, João Craveiro. Instrução pública e instituições culturais de Alagoas & outros ensaios. Edição coord., rev., anotada e ampl. por Élcio de Gusmão Verçosa e Maria das Graças de Loiola Madeira. Maceió, AL: Edufal, 2011. (Coleção Nordestina, 74).
FERNANDES, Ana Lúcia; CORREIA, Luís Grosso. O ensino primário nos espaços-tempos da I República. Revista da Faculdade de Letras: História, Porto, 3ª série, v. 2, p. 181-200, 2010.
FIGUEIREDO, José Tavares de; ALTAVILA, Jayme de. Cantos escolares: homenagem ao estado de Alagoas. Maceió, AL: Livraria Machado, 1923.
GILIOLI, Renato de Sousa Porto. A música na escola paulista da 1ª República: história e construção da identidade nacional. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA: ANPUH, 23., 2005, Londrina. Anais... Londrina: Anpuh, 2005. Disponível em: <http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.0869.pdf>. Acesso em: 5 out. 2013.
______. Educação musical antes e depois de Villa-Lobos e os registros sonoros de uma época. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, 2008.
GOMES JUNIOR, João; JULIÃO, João Baptista. Ciranda, Cirandinha: coleção de cantigas populares e brinquedos. São Paulo: Editora Proprietária, 1924.
JANNIBELLI, Emília d'Anniballe. A musicalização na escola. Rio de Janeiro: Lidador, 1971.
JARDIM, Vera Lúcia Gomes. Da arte à educação: a música nas escolas públicas, 1838-1971. Tese (Doutorado em Educação: História, Politica, Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
LAVENÈRE, Luiz. Compêndio de teoria musical: primeira e segunda parte. Maceió, AL: Livraria Machado, 1927.
MANZO, Abelardo J. Manual para la preparación de monografías: una guía para presentear informes y tesis. Buenos Aires: Humanistas, 1971.
OLIVEIRA, Glacy Antunes de. O ensino de música no Brasil: fatos e desafios. Revista da UFG, v. 7, n. 2, dez. 2005. Disponível em:< https://teste.proec.ufg.br/revista_ufg/45anos/Y-ensinomusica.html>.
Acesso em: 5 out. 2013.
QUADROS JR., Fortunato Soares de; QUILES, Oswaldo Lorenzo. Música na escola: uma revisão das legislações educacionais brasileiras entre os anos 1854 e 1961. Revista Música Hodie, Goiânia, V. 12, n. 1, p. 175-190, 2012. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/index.php/musica/ article/view/21584/12674>. Acesso em: 17 nov. 2013.
VERÇOSA, Élcio de Gusmão. Cultura e educação nas Alagoas. 4. ed. Maceió, AL: Edufal, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.