A MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO DE PRIMEIRAS LETRAS NO INÍCIO DA REPÚBLICA EM ALAGOAS (1889–1945)

Autores

  • Roseane Maria de Amorim Universidade Federal de Alagoas
  • Estefânia de Araujo Policarpo Universidade Federal de Alagoas
  • Fernanda Lisboa Farias Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma investigação sobre a participação da música no processo do Ensino de Primeiras Letras no Início da República em Alagoas (1889-1945). Tem como base os documentos oriundos do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, onde buscamos os vestígios do ensino de música no contexto educacional no Estado, qual foi o sentido da música no desenvolvimento das práticas educativas. Nessa perspectiva, observamos a prática musical como grande aliada do processo educativo, encontrando vestígios da utilização da música na escola primária como uma disciplina complexa, abrangendo teoria e prática, desenvolvendo aspectos cognitivos musicais, disciplinadores e pátrios. Utilizamos como metodologia uma abordagem qualitativa e bibliográfica, alinhada à história cultural. Na conclusão, salientamos a importância da música para a sociedade, principalmente no contexto educativo formal, considerando que a música exerceu um papel importante ao ter sua presença marcada na educação republicana, não só por seus objetivos, mas pela valorização de seus elementos e de sua forte marca na sociedade, reconhecendo sua influência como grande aliada para o processo educativo atual.

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Biografia do Autor

Roseane Maria de Amorim, Universidade Federal de Alagoas

Professora Doutora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-Graduação em Educação.

Estefânia de Araujo Policarpo, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas e Especialista em Educação Musical e Ensino de Artes pelo Instituto Cotemar Minas Gerais.

Fernanda Lisboa Farias, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2017-08-05

Como Citar

AMORIM, R. M. de; POLICARPO, E. de A.; FARIAS, F. L. A MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO DE PRIMEIRAS LETRAS NO INÍCIO DA REPÚBLICA EM ALAGOAS (1889–1945). Revista Educare (Online), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 23–39, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/35544-82369. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

História da Educação