Conhecimentos tradicionais sobre a influência da Lua nas atividades agrícolas: práticas e rotinas de produtores de região do Paraná, Brasil

Autores

  • Cristina Wedderhoff Herrmann Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Jorge Luiz Favaro Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Resumo

Uma das formas de se contribuir para o desenvolvimento sustentável e redução dos danos ambientais é o resgate dos conhecimentos tradicionais dos povos, principalmente no que diz respeito às fases da Lua e sua influência nos eventos terrestres, conhecimento comum entre as comunidades ao redor do mundo. Cem produtores rurais de 15 municípios da região de Guarapuava - PR, Brasil, foram entrevistados sobre a existência, transmissão e uso de conhecimentos relacionados à influência das fases lunares nas atividades de campo. Verificou-se que 100% dos entrevistados acreditam que as fases lunares influenciam atividades como plantio, extração de madeira, pesca ou pecuária, e 94% das propriedades utilizam esses conhecimentos com frequência, recebendo instruções transmitidas por via oral de gerações anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Favaro, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professor - Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduação em Medicina Veterinária - Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Geografia Agrária - Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2022-01-29

Como Citar

WEDDERHOFF HERRMANN, C.; LUIZ FAVARO, J. Conhecimentos tradicionais sobre a influência da Lua nas atividades agrícolas: práticas e rotinas de produtores de região do Paraná, Brasil. Gaia Scientia, [S. l.], v. 15, n. 4, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/61513. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais