As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e a experiência dos usuários em ambientes informacionais digitais

Autores

  • Gustavo Camossi Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil
  • Suellen Timm Barros Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Cecilo Merlotti Rodas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Votuporanga, São Paulo, Brasil.

Palavras-chave:

Search Engine Optimization. Experiência do Usuário. Ambientes Digitais Informacionais. Usuário. Ciência da Informação.

Resumo

Em um mundo digital em rápida evolução, a integração da Experiência do Usuário (UX) com técnicas de Search Engine Optimization (SEO) emerge como uma área chave na Ciência da Informação, principalmente no contexto dos ambientes digitais informacionais. O objetivo consiste em analisar como as novas tecnologias de informação e comunicação podem intervir na Experiência do Usuário, com foco no Search Engine Optimization, aplicado ao contexto de ambientes digitais informacionais. Mediante a uma pesquisa bibliográfica e análise exploratória, o estudo foi delineado em temas específicos, culminando numa discussão baseada no Quadro Search Engine Optimization, e Experiência do Usuário nos Ambientes Informacionais Digitais. Como resultado, verificou-se que a integração das técnicas de Search Engine Optimization potencializa a Experiência do Usuário nos ambientes digitais informacionais, com as facetas de Morville atuando como elementos-chave. Conclui-se que a conjunção das técnicas de Search Engine Optimization, e Experiência do Usuário é imprescindível para a modernização dos ambientes digitais informacionais, tornando-os mais acessíveis, intuitivos e relevantes no panorama da Ciência da Informação.

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Biografia do Autor

Gustavo Camossi, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Mestre em Ciência da Informação - Área de concentração: Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bacharel em Administração com habilitação em Marketing pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Especialista em Logística pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS), graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ( FATEC - Garça). Especialista em Ciência de Dados e Big Data pela Pontifícia Universidade Católica campos de Minas Gerias (PUC Minas).É Membro dos Grupos de Pesquisas Novas Tecnologias em Informação (GPNTI- Unesp). Tem interesse de pesquisa nas temáticas e áreas de conhecimento, como: Arquitetura da Informação digital. Usabilidade, Experiência do Usuário (UX), Search Engine Optimization (SEO), Web Semântica, Tecnologias de Informação e Comunicação aplicados a Ciência da Informação, a Biblioteconomia. Ambientes informacionais digitais.

Suellen Timm Barros, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências

Graduada em Letras - Português, Comunicação Social - Jornalismo e Letras - Inglês pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2010). Pós-graduada em Mídias e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (2020). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências

Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp.

Cecilo Merlotti Rodas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Votuporanga, São Paulo, Brasil.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP-Marília.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Camossi, G., Barros, S. T., Vidotti, S. A. B. G., & Rodas, C. M. . (2024). As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e a experiência dos usuários em ambientes informacionais digitais. Informação &Amp; Sociedade, 34. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/68233

Edição

Seção

Artigos de Revisão