O ANTICONSUMO DOS MEMBROs DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-3867.2021v6n1.52401Resumo
A finalidade desta pesquisa foi compreender as práticas de anticonsumo dos membros da Igreja Adventista do Sétimo de Dia, com ênfase nas motivações, questões identitárias, resistências e a transição para o anticonsumo desses consumidores. Foram realizadas 15 entrevistas com adventistas e observações in loco em locais de consumo. Os resultados da pesquisa sugerem que os consumidores adventistas adotam práticas de anticonsumo no consumo de alimentos, bebidas e vestuários por motivações diversas, sobretudo pelo incorporação das orientações da igreja e por preocupações com a saúde. Mudanças identitárias são vivenciadas por seus membros, ao passo que enfrentam dificuldades para abandonar certos hábitos de consumo. O processo de transição ao anticonsumo se mostrou um momento complexo na vida dos participantes, que relataram a dificuldade para adotar a rotina de abstinência e falta de auxílio por parte da instituição. Contribuições acadêmicas e sociais são apresentadas.