Os Conselhos e Comissões de Trabalho: Espaços de Aprendizagens e de Diálogo Social

Autores

  • Emilia Maria da Trindade Prestes Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23179/2317-9082

Palavras-chave:

Processos de Aprendizagem, Conselhos e Comissões Estaduais e Municipais de Trabalho, Emprego e Renda, Diálogo Social

Resumo

O foco deste texto são os processos de aprendizagens dos conselheiros dos Conselhos e Comissões Estaduais e Municipais de Trabalho, Emprego e Renda, compreendidos como processos educativos adquiridos ao longo da vida (ALHEIT e DAUSIEN, 2006 e 2006 b) e capazes de serem aplicados em diferentes espaços e campos (BOURDIEU, 2007), especificamente nas propostas do Diálogo Social. O diálogo social é compreendido como um processo comunicativo, estabelecido através da argumentação e voltado para o entendimento mútuo, o mundo objetivo das coisas, o mundo social das normas e o mundo subjetivo das vivências e emoções (HABERMAS 1999; FREIRE, 1977 e 2004). Na perspectiva deste trabalho, este conceito será entendido como um fenômeno pedagógico e político, orientado pelo consenso argumentativo (HABERMAS), processado nos fóruns de socialização dos mecanismos de controle social e de mediação de conflitos de classes em pauta nos Conselhos/Comissões, envolvendo diferentes representações e interesses relacionados às questões de trabalho e de qualificação.

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Biografia do Autor

Emilia Maria da Trindade Prestes, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Estudios Latinoamericanos - Universidad Nacional Autónoma de Mexico (1992). Professora Associado IV da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

14-07-2014

Como Citar

Prestes, E. M. da T. (2014). Os Conselhos e Comissões de Trabalho: Espaços de Aprendizagens e de Diálogo Social. Gestão &Amp; Aprendizagem, 3(1), 109–117. https://doi.org/10.23179/2317-9082

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa