Políticas de internacionalização de educação ao longo da vida: tensões e aprendizagens

Autores

  • Emília Maria da Trindade Prestes Universidade Federal da Paraíba
  • Marillia Gabriella Duarte Fialho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31379

Palavras-chave:

Educação de Adultos ao Longo da Vida. Políticas Internacionais de Educação de Adultos. Educação de Adultos. Educação Superior. Projeto Africanidades.

Resumo

O texto tece considerações sobre as recentes políticas internacionais de colaboração na educação de adultos, baseando-se na experiência entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e os Ministérios de Educação de Cabo Verde e de Guiné Bissau para a oferta de curso de aperfeiçoamento, com financiamento do Ministério de Educação brasileiro. Comenta a importância das políticas de colaboração internacional em educação de adultos ao longo da vida, que tentam conciliar objetivos humanistas e emancipatórios e interesses econômicos. Destaca as tendências das Conferências Internacionais organizadas pela UNESCO e dos documentos que defendem a educação dos adultos como direito e mecanismo de inclusão social e como aprendizagens para o mercado de trabalho e a produtividade. Assume-se que a educação ao longo da vida, um novo paradigma educativo, propicia mudanças educacionais de dimensão científica, pragmática e internacional. Estas dimensões, objeto de desafios e de preocupação de instituições internacionais e nacionais, abrem espaços para diálogos, debates, estudos comparados e parcerias, a exemplo do projeto Africanidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emília Maria da Trindade Prestes, Universidade Federal da Paraíba

Professora da UFPB/Brasil/Universidade de Valência MPGOA/CAPES /CNPq.

Marillia Gabriella Duarte Fialho, Universidade Federal da Paraíba

Mestre pelo MPGOA; Doutoranda pelo PPGE - UFPB

Downloads

Publicado

08-11-2016

Como Citar

Prestes, E. M. da T., & Fialho, M. G. D. (2016). Políticas de internacionalização de educação ao longo da vida: tensões e aprendizagens. Gestão &Amp; Aprendizagem, 5(1). https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31379

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa