PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL NA PARAÍBA (2009-2013)

Autores

  • Eduardo Ferreira Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Jorge Fernando Hermida

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v5i2.32310

Resumo

Este artigo, produto da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes, da Universidade Federal da Paraíba (MPGOA/UFPB)1, procura investigar as perspectivas de controle social nos municípios da Paraíba a partir das informações governamentais disponibilizadas nos Portais da Transparência. São abordados quatro requisitos fundamentais para transformar os Portais previstos na legislação da transparência em instrumentos de efetivo controle social. O primeiro trata da disponibilização de informações inerentes aos atos da gestão pública pelos governantes. O segundo versa sobre a infraestrutura necessária para que a população acesse os Portais. Já o terceiro envolve a capacidade da população local de utilizar e interpretar as informações disponíveis. Por fim, o quarto requisito aborda a vontade política do cidadão em participar da gestão pública através do controle social. Procurou-se observar os aspectos inerentes à legislação de referência e efetuar uma análise regional e populacional a partir dos dados primários coletados. Os resultados não são animadores em relação aos aspectos analisados. Demonstram que ainda falta um longo caminho a ser percorrido para que a sociedade ingresse efetivamente na era da informação e possa realizar um efetivo controle social de seus governantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ferreira Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB.

Downloads

Publicado

31-12-2016

Como Citar

Albuquerque, E. F., & Hermida, J. F. (2016). PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL NA PARAÍBA (2009-2013). Gestão &Amp; Aprendizagem, 5(2). https://doi.org/10.23179/g&a.v5i2.32310

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

  • Adalberto Fugêncio dos Santos Júnior, Ludinaura Regina Souza dos Santos, Gersonilson Ribeiro Honorato, Rosilene Fernandes Machado, Otávio Ferreira Barros Sobrinho, Antônio Genésio de Sousa Filho, Sidneia Maia de Oliveira Rego, Lilian Santos Galvão, Josicleide de Amorim Pereira Moreira, Danilo Monteiro Gomes, Patrícia Santos Sousa de Araújo, Maize Sousa Virgolino de Araújo, Cláudia Bene Batista da Silva, Simone Almeida da Silva, Cecilia Neta Alves Pegado Gomes, Telma Lucia de Souza Felix, Eduardo Cavalcanti de Oliveira, Sueli da Silva Bezerra, Emilia Fernandes Pimenta, Edgard Larry Andrade, Sarah Araújo Lucena, Ricardo de Sousa Soares, Carlos Braulio da Silveira Chaves, Edvaldo Gama Pedreira Filho, Heldomiro Henrique Correia, Emanuel Moreira Ferreira, Vanusa Nascimento Sabino Neves, Emerson Diego da Costa Araújo, Eduardo de Albuquerque Costa, Stefanie Giulyane Vilela do Nascimento, Eduardo Ferreira Albuquerque, Resumos de dissertações defendidas no MPGOA da UFPB em 2012-2013 , Gestão & Aprendizagem: v. 2 n. 2 (2013)