ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO NO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES/MEC

Autores

Resumo

No Brasil, a profissão de Secretariado tem seu surgimento no século XX, precisamente nas décadas de 1950 e 1960. Impulsionada pelos avanços tecnológicos, a partir dos anos de 1980 e 1990 a profissão torna-se regulamentada por Leis (Lei 7377/85 e a Lei 9262/96), ganhando mais visibilidade. Ao longo de toda essa longa trajetória, seu campo acadêmico foi se consolidando e se constituindo com uma produção de artigos, resumos, teses e dissertações que carecem de uma investigação para saber seu atual estágio de evolução. Desse modo, o presente estudo objetiva realizar uma análise bibliométrica da produção científica em Secretariado Executivo presente nos periódicos do Portal de Periódicos da CAPES/MEC. Os resultados apontam que o gênero feminino apresenta maior presença em termos de publicação de artigos, com 75%. Com relação a distribuição temporal, o primeiro artigo recuperado foi encontrado no ano de 2011 e os anos de 2012 e 2014 tiveram os melhores resultados de produção com 14 artigos publicados em cada ano. Com 76%, o periódico Revista de Gestão e Secretariado (GeSec) é o canal preferido da comunidade científica em secretariado executivo para publicar os resultados de suas pesquisas. Com relação às autorias, foram encontrados 127 autores diferentes, dos quais 17 autores correspondem à elite científica da área e que produziram entre 4 e 2 artigos. Conclui-se que a produção científica relativa ao campo de Secretariado Executivo é incipiente e que são poucos os periódicos científicos com escopo específico relacionados ao campo investigado nessa pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Masson Maroldi, Universidade Federal de Rondônia

Professor adjunto no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Psicologia pela UFSCar. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar.

Angerlania Rezende, Universidade Federal de Rondônia

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Bacharela em Secretariado pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

Maroldi, A. M., & Rezende, A. (2019). ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO NO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES/MEC. Gestão &Amp; Aprendizagem, 8(1), 104–112. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/41708

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa