DINÂMICAS DE USO DA TERRA E ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA O REDESENHO DE SISTEMAS PECUÁRIOS NO MUNICÍPIO DE TAILÂNDIA-PA (AMAZÔNIA BRASILEIRA)

Autores

  • David Williams Souza Silva Universidade Federal do Pará
  • Daniel Araújo Sombra Soares Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-5208-2429
  • Rosana Quaresma Maneschy Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0003-4432-7331
  • Camilly Serrão Campos Universidade Federal do Pará
  • Priscilla Flores Leão Ferreira Tamasauskas Universidade Federal do Pará
  • Thaysa Danniela Siqueira dos Santos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2026v20n1.76603

Resumo

O presente estudo analisou as mudanças de uso e cobertura da terra e identificou áreas prioritárias para o redesenho de sistemas pecuários no município de Tailândia-PA, na Amazônia Brasileira. Utilizou-se abordagem quali-quantitativa com base em dados do projeto TerraClass/INPE e do Cadastro Ambiental Rural (CAR), referentes ao período de 2004 a 2022. Observou-se que a vegetação primária se reduziu de 60,6% para 45,9% do território, enquanto as pastagens (arbustiva e herbácea) cresceram de 24,2% para 30,9%, consolidando-se como o principal vetor de conversão florestal. A expansão das atividades agropecuárias e agrícolas, associada à soja, ao milho e à dendeicultura, reforça a lógica da fronteira capitalista e intensifica a pressão sobre áreas ambientalmente sensíveis. A análise espacial revelou ainda 67,9 km² de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em conflito com o uso agropecuário. Nesse contexto, propõe-se a transição para sistemas silvipastoris e agroflorestais como estratégia de redesenho da paisagem rural, combinando conservação e produtividade. Tais arranjos favorecem a recuperação de pastagens degradadas, aumento da resiliência ecológica e conformidade ambiental das propriedades rurais. A adoção dessas práticas pode fortalecer o desenvolvimento territorial sustentável, conciliando a atividade pecuária com a restauração dos ecossistemas locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Williams Souza Silva, Universidade Federal do Pará

Graduação em Geografia pelo Campus Universitário de Ananindeua da UFPA. Bolsista do Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica (LARC), do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA.

Daniel Araújo Sombra Soares, Universidade Federal do Pará

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia (PPGEDAM) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO) da UFPA. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da UEPA. Coordenador do Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica (LARC), do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA.

Rosana Quaresma Maneschy, Universidade Federal do Pará

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia (PPGEDAM), do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA. Coordenadora do Ananindeua da UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa Tauã - Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Inovação Tecnológica na Amazônia

Camilly Serrão Campos, Universidade Federal do Pará

Graduação em Geografia pelo Campus Universitário de Ananindeua da UFPA. Bolsista do Grupo de Pesquisa Tauã - Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Inovação Tecnológica na Amazônia e do Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica (LARC), do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA.

Priscilla Flores Leão Ferreira Tamasauskas, Universidade Federal do Pará

Técnica geógrafa do Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica (LARC), do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFPA

Thaysa Danniela Siqueira dos Santos , Universidade Federal do Pará

Graduação em geografia

Downloads

Publicado

2026-06-26

Como Citar

Silva, D. W. S., Soares, D. A. S., Maneschy, R. Q., Campos, C. S., Tamasauskas, P. F. L. F., & dos Santos , T. D. S. (2026). DINÂMICAS DE USO DA TERRA E ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA O REDESENHO DE SISTEMAS PECUÁRIOS NO MUNICÍPIO DE TAILÂNDIA-PA (AMAZÔNIA BRASILEIRA). OKARA: Geografia Em Debate, 20(1), 18–41. https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2026v20n1.76603

Edição

Seção

Artigos