A biblioteca central da UFAL na visão do usuário: avaliação dos serviços ofertados após a reforma de sua estrutura física

  • Maria Helena Mendes Lessa
Palavras-chave: Biblioteca Universitária, Estudo de Usuários, Disseminação da Informação, Administração de Bibliotecas, Avaliação de Bibliotecas

Resumo

LESSA. Maria Helena Mendes. A biblioteca central da UFAL na visão do usuário: avaliação dos serviços ofertados após a reforma de sua estrutura física. Maceió: UFAL, 2006. 93 p. Orientadora: Profa. Msc. Clarice Vanderlei Ferraz. A informação é um bem simbólico, um recurso que ao mesmo tempo, se assemelha a outros bens. Quanto mais uma informação é utilizada, mais conhecimento produz, maior é o seu valor. Assim sendo, a relevância de realização desta pesquisa está intrinsecamente relacionada com a necessidade de se conhecer, através de um processo metodológico, a satisfação e necessidades da comunidade acadêmica com relação à Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas. Os resultados, advindos da aplicação do questionário aplicado, tiveram por objetivo relatar, investigar e diagnosticar as dificuldades, que os usuários do curso de Comunicação Social (Relações Públicas/Jornalismo), Letras, Ciências Sociais e História têm em relação a BC/UFAL quanto ao mobiliário, acervos, livros científicos e periódicos, abrangendo também a relevância e o papel da biblioteca universitária como um verdadeiro serviço de documentação, não só conservando, mas também difundindo os documentos. Como uma instituição social que proporciona uso eficaz de dados, informações, conhecimentos e como alicerce principal para a educação, lazer, pesquisa e tomada de decisões. E para que possa exercer seu papel de forma fundamental e estratégico, torna-se imprescindível que ela disponibilize a informação de forma tratada para ser utilizada de forma otimizada bem como disseminada adequadamente, servindo-se para isso dos mais diferentes canais de comunicação, por outro lado, são condições essenciais exigidas pela sociedade acadêmica atual, a qualidade de seus serviços oferecidos e a satisfação do usuário. Para informações sobre texto completo contate: coordbibli@ufal.br (Coordenadora: Professora doutora Rosaline Mota).
Publicado
2007-07-08
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