Gestão do conhecimento e inteligência competitiva: desafios para as organizações produtivas

  • Francisco Antônio Cavalcanti Silva
  • Marcos José Costa Espínola
  • Rosângela Maria Vilar
Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Inteligência competitiva. Conhecimento empresarial

Resumo

Para potencializar o alcance de novas conquistas, as organizações necessitam conduzir sua Gestão do Conhecimento e sua Inteligência Competitiva de forma sistemática e alinhada com o seu Posicionamento Estratégico. O conhecimento empresarial surge como um ativo de especial importância para qualquer trabalho produtivo a partir da progressiva constatação do papel fundamental que exerce nos processos de produção. Esta conscientização se cristaliza com o advento das Revoluções Industriais, em especial na Terceira Revolução Industrial que tem lugar nesta virada de século. Este trabalho procura mostrar, considerando um modelo que trata do conhecimento formal e informal e de suas transformações, que o conhecimento empresarial tem fundamental importância para o alcance e sustentação de uma vantagem competitiva. Além disso, propõe um modelo de gestão do conhecimento com base nas subfunções da administração aplicadas às fases de geração, codificação, disseminação e apropriação do conhecimento, que orienta as ações dirigidas à fundamentação da tomada de decisões gerenciais e de trabalho. Acesso ao texto completo (PDF)
Publicado
2007-01-17
Seção
Resumos de artigos científicos