O GEOPARQUE ARARIPE COMO PÓLO DIFUSOR DO CONHECIMENTO NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO
Palavras-chave:
Geoparque, Redes Socais, Território, Desenvolvimento SustentávelResumo
O presente artigo descreve o processo de constituição do Geoparque Araripe, localizado no sul do estado do Ceará, sendo que, juntamente com Geoparque Stonehammer, em New Brunswick, no Canadá são praticamente os dois únicos geoparques no Continente Americano fazer parte da Rede Global de Geoparques, ligado a UNESCO. Constituindo-se assim, em um território de diversidade de conhecimentos, de modo especial o conhecimento científico, presente nas pesquisas geológicas, paleontológicas e históricas, e culturais. Portanto, serão objetivos do presente artigo, os seguintes itens: analisar os processos de gestão em redes de conhecimentos, e como estes contribuem para o processo de constituição do Geoparque Araripe em um território de difusão do conhecimento; a análise das relações de cooperação entre as organizações presentes no território do Geoparque Araripe, especialmente no que diz respeito ao apoio entre elas e o compartilhamento de informações; a caracterização e mapeamento dos órgãos, públicos e privados, que estão localizados no território do Geoparque e que direta e indiretamente contribuem para a consolidação do respectivo geoparque. Assim, para um melhor entendimento, o artigo a seguir apresenta a seguinte estrutura: após a introdução, é feita uma caracterização do Geoparque Araripe, procurando definir o conceito de geoparque, a rede global de geoparque, descrição dos geosítios que compõe o Geoparque Araripe. Logo após, na seção três, é apresentada a metodologia utilizada no artigo, justificando-se a opção pela Análise de Redes Sociais, seguida de uma breve revisão da literatura. Por fim, são apresentados os resultados parciais seguidos das referências.Downloads
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Publicado
27-09-2011
Como Citar
Duarte, F. R., & Miranda, J. G. V. (2011). O GEOPARQUE ARARIPE COMO PÓLO DIFUSOR DO CONHECIMENTO NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 1(2), 249–265. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/9809
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles