HABERMAS E A RECONSTRUÇÃO COMUNICATIVA DO PROJETO DA MODERNIDADE

Autores

  • Vicente Zatti Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Canoas

DOI:

https://doi.org/10.7443/22826

Palavras-chave:

Reconstrução, Razão comunicativa, Modernidade, Emancipação, Habermas

Resumo

O projeto moderno, com seu otimismo e promessas emancipatórias, tem sido sistematicamente desconstruído desde o século XIX. O filósofo alemão Jürgen Habermas considera que tal desconstrução teve um efeito terapêutico sobre a filosofia ao desmascarar o sujeito logocêntrico, mas discorda que isso representa a morte da razão, por isso, elabora a reconstrução comunicativa do projeto da modernidade através de uma concepção de racionalidade não restrita à técnica e a ciência. Nesse artigo partimos da análise do contexto da crítica à concepção cientificista da razão moderna e a inserção do pensamento de Habermas em tal questão. Após, nos debruçamos sobre a obra Conhecimento e Interesse na qual Habermas resgata a ideia de um interesse emancipatório do conhecimento. Na sequência, tematizamos a guinada linguística e a virada pragmática os quais estabelecem as condições teóricas para a elaboração de uma teoria da ação comunicativa, ponto central da reconstrução realizada por Habermas.

 

[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i2.22826]

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Biografia do Autor

Vicente Zatti, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Canoas

Doutor em Educação pela UFRGS (2012) com a tese Educação técnico-científica emancipatória nos IFETs: um olhar através de Habermas e Freire, Mestre em Educação pela UFRGS (2007) com a dissertação A educação para a autonomia em Immanuel Kant e Paulo Freire, Graduado em Filosofia pela FAFIMC (2001). Atualmente é professor de Filosofia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Câmpus Canoas, ministrando as disciplinas de Filosofia da Educação no curso de Licenciatura em Matemática, Sociedade Ciência e Tecnologia nos Cursos Superiores de Tecnologia e Filosofia nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Coordenador de Extensão do IFRS Câmpus Canoas desde dezembro de 2011. Foi professor Substituto de Filosofia da Educação na UFRGS em 2007 e 2008. Suas pesquisas estão concentradas em Filosofia da Educação e Educação Profissional e Tecnológica, tendo desenvolvido os seguintes projetos de pesquisa: Institutos Federais de Educação: uma proposta emancipatória?(2012), Fundamentos filosófico-históricos da proposta dos Institutos Federais de Educação (2013-2014), Tecnociência e os fundamentos da educação profissional e tecnológica contemporânea (2014 - Atual)

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Publicado

06-10-2015

Edição

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Artigos