HISTÓRIA DA FILOSOFIA E EXCLUSÃO DE FILOSOFIAS: O CASO MATIAS AIRES.
DOI:
https://doi.org/10.7443/24248Palavras-chave:
Exclusão, Matias Aires, História da filosofia, Geografia da filosofia.Resumo
O tema deste texto trata da questão de que a História da Filosofia, centrada no desenvolvimento europeu, em vez de um artifício de elenco e exposição de filosofias, acaba funcionando como um artifício de exclusão. Veremos como isso se dá no caso particular de Matias Aires, filósofo brasileiro do século XVIII, desaparecido – ou nem mesmo aparecido - em virtude desses mecanismos. Depois de exposto o caso, será sugerida a ideia de uma Geografia da Filosofia como uma forma alternativa de se visualizarem filosofias sem aplicar-lhes mecanismos de exclusão.
[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i1.24248]
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14-05-2015
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).