A CRÍTICA METODOLÓGICA DAS CIÊNCIAS DE WILHELM WINDELBAND
DOI:
https://doi.org/10.7443/25096Palavras-chave:
metodologia científica, teoria das categorias, ciências nomológicas, idiográficas e axiomáticas.Resumo
Neste artigo procuro expor o projeto filosófico de Wilhelm Windelband de crítica metodológica das ciências. Diante da crise da filosofia acadêmica no final do século XIX em face das revoluções científica e tecnológicas, Windelband propõe que a filosofia deixe de disputar com as ciências a hegemonia pela produção do conhecimento e se dedique a um trabalho de crítica dos métodos científicos. Método entendido não como técnica de pesquisa, mas como investigação das condições de possibilidade de todo conhecimento científico. Trata-se de um projeto de coordenação da filosofia com as ciências particulares, pelo qual a filosofia deve problematizar aquilo que é tomado acriticamente como ponto de partida pelas ciências: os “fatos”, no caso das ciências empíricas, e os “axiomas”, no caso das ciências formais. Dessa análise se desenvolve um novo modo de classificação das ciências fundado na tipologia do método, que resultará na famosa distinção entre ciências nomotéticas e idiográficas, além de considerações sobre o método das ciências axiomáticas. Acessoriamente também apresento um esboço da teoria das categorias de Windelband, que está na base desse projeto de crítica metodológica das ciências.
[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i2.25096]
Downloads
Referências
BOLÉO, Luísa Viana de Paiva. D. Maria I: a rainha louca. Portugal: Esfera dos Livros, 2009.
RESENDE JR, José. Em busca de uma teoria do sentido: Windelband, Rickert, Husserl, Lask e Heidegger. São Paulo: Educ/Fapesp, 2013.
RICKERT, Heinrich. Kulturwissenschaft und Naturwissenschaft. Tübigen, 1899.
SOBER, Elliott. Philosophy of Biology. 2nd ed. Boulder: Westview Press, 2000.
WINDELBAND, Wilhelm. Geschichte und Naturwissenschaft. Rede zum Antritt des Rektorats der Keiser-Wilhelms-Universität Straßburg gehalten am 1. Mai 1894.
______. Vom System der Kategorien. Philosophische Abhandlungen Christoph Sigwart zu seinem siebzigsten Geburstage 28. März 1900. Tübingen, J. C. B Mohr (Paul Siebeck), 1900.
______. “Was ist Philosophie?”. In: Präludien. Aufsätze und Reden zur Einleitung in die Philosophie. 3. ed. Tübingen, J. C. B. Mohr (Paul Siebeck), 1907.
______. Die Principien der Logik. In: Encyclopädie der philosophischen Wissenschaften. hrsg. A. Ruge. Logik (vol. 1). Tübingen, J. C. B. Mohr (Paul Siebeck), 1913.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).