O ESPETÁCULO E A VIDA “BEM-SUCEDIDA”: VIVER BEM E CONDUZIR-SE BEM NA ERA DO EFÊMERO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v6i3.25114Palavras-chave:
Ética das virtudes, Felicidade, Indivíduo contemporâneo.Resumo
A partir do exame de alguns aspectos da sociedade hodierna e de como eles são vivenciados sob a ótica de uma reivindicação ética, o objetivo deste artigo é compreender, analisando e comparando, o agir ético e moral do culto à aparência e ao sucesso em nossos tempos com a moral da prática das virtudes (eupraxia) e com o conceito de felicidade (eudaimonía) aristotélica. Assim, por meio da descrição de fenômenos atuais, como o individualismo e a sociedade do espetáculo, fornecidos por bibliografia filosófica e não filosófica, pretende-se demonstrar como a reabilitação da Ética das Virtudes pode contribuir para o resgate do viver bem e conduzir-se bem sem abrir mão do desfrute de outros bens tão caros aos indivíduos contemporâneos.
[doi:HTTP://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i3.25114]
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 3.ed. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: Ed. UNB, c1985,1992, 238p.
______. A política. Tradução de Nestor Silveira Chaves. São Paulo: Edipro, 1995a, 311p.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
COSTA, Jurandir Freire. A ética em um mundo desencantado. Revista Ciência Hoje: SobreCultura, suplemento trimestral, Rio de Janeiro, p. 13-14, mar. 2012.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo - Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FLUSSER, Vilém. Pós-história. Vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: Duas Cidades, 1983.
HOOFT, Stan Van. Ética da virtude. Tradução de Fábio Creder. Rio de Janeiro: Vozes, 2013, 276p.
LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio - Ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Tradução de Theresinha Monteiro Deutsch. Barueri: Manole, 2005.
_______. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. Tradução de Maria Lúcia Machado. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MACINTYRE, Alasdair. Depois da virtude. São Paulo: Edusc, 2001, 477p.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
SANTO AGOSTINHO. A vida feliz. Tradução de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulinas,1993.
SAVATER, Fernando. A coragem de escolher. Lisboa: Dom Quixote, 2003, 163p.
TAYLOR, Charles. A ética da autenticidade. Tradução de Talyta Carvalho. São Paulo: Realizações Editora, 2011, 127p.
ZINGANO, Marco. As virtudes morais. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2013, 82p.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).