OS PROBLEMAS FILOSÓFICOS DA TECNOLOGIA MODERNA SEGUNDO HERBERT MARCUSE

Autores

  • Angela Luzia Miranda Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Brenna Karoline Alves Aires Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v7i2.29080

Palavras-chave:

Filosofia da Tecnologia, Marcuse, Racionalidade Tecnológica, Unidimensionalidade, Emancipação.

Resumo

Influenciado por filósofos como Hegel, Marx e Heidegger, Herbert Marcuse é considerado um dos representantes da Teoria Crítica do Século XX. Através da formulação de uma teoria social crítica, ele buscou compreender, as condições sociais de seu tempo no que diz respeito à cultura, à antropologia, à tecnologia, ao trabalho, ao capitalismo, ao totalitarismo, entre outros temas afins. Com o objetivo de compreender seu posicionamento teórico a respeito dos problemas filosóficos da tecnologia, este trabalho, cuja coleta de dados é essencialmente bibliográfica, resgata inicialmente o posicionamento marcuseano, pontuando as análises, as influências e as principais conclusões de Marcuse acerca da tecnologia expostas em suas principais obras escritas entre os anos de 1941 a 1964. De posse desta caracterização, pretende-se aprofundar o sentido político e crítico de seu pensamento acerca da tecnologia, sobretudo, no que diz respeito à categoria do uso político da tecnologia, da racionalidade tecnológica, da unidimensionalidade e da emancipação. Por fim, analisa-se a crítica marcuseana da tecnologia e a sua importância para a atualidade, considerando as manifestações atuais da globalização e da sociedade da informação. Deste modo, conclui-se com as principais perspectivas que o pensamento marcuseano pode apontar na direção de uma transformação qualitativa da condição humana no tempo presente.

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Biografia do Autor

Angela Luzia Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Filosofia pela Universidade de Salamanca (ES); Doutora em Ciência, Tecnología y Sociedade pela Universidad del País Vasco. Coordenadora do Grupo de Estudos em Filosofia, Ciência, Tecnologia e Sociedade (PHRÒNESIS /UFRN). Professora da Escola de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Interesse pelas áreas de Filosofia, Filosofia da Tecnologia e Ética.

Brenna Karoline Alves Aires, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)l. Membro do Grupo de Estudos em Filosofia, Ciência, Tecnologia e Sociedade (PHRÒNESIS/UFRN). Interesse pelas áreas de Educação em CTS e Filosofia da Tecnologia.

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17-12-2016

Edição

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Artigos