APROXIMAÇÕES ENTRE NATUREZA, CIÊNCIA E ARTE EM FRIEDRICH WILHELM JOSEPH VON SCHELLING

Autores

  • Thiago Macedo Brito UFMG

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v7i2.29188

Palavras-chave:

Schelling, Natureza, Arte.

Resumo

Este texto propõe expor alguns momentos do pensamento de Schelling, em especial sua filosofia da natureza, demonstrando a importância do conceito de organismo em seus argumentos. Desejou-se, também, mostrar sua maneira de apreender o absoluto por meio da intuição intelectual, como princípio e método de sua ciência especulativa. Por fim, apresenta-se como em Schelling a natureza e as artes são passíveis de analogia. É pela arte que se torna possível o acesso aos “segredos da natureza”. No entanto, mesmo com seus esforços para compreensão de uma natureza auto-producente, o filósofo recai numa concepção idealista da mesma

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Biografia do Autor

Thiago Macedo Brito, UFMG

Graduado, Mestre e Doutor em Geografia pela UFMG.

Desenvolve pesquisas nas áreas de teoria e método em Geografia.

Cursou disciplinas de filosofia ao longo de sua formação, com ênfase em filosofia moderna alemã e Nathurphilosophie. Fez aperfeiçoamento em natureza e romantismo, também, pela UFMG.

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Publicado

17-12-2016

Edição

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Artigos