ESTUDO DA JUSTIÇA UNIVERSAL: A RELAÇÃO ENTRE A ORDEM NATURAL E ORDEM MORAL EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v8i2.30709

Palavras-chave:

Justiça universal, Ordem natural, Ordem moral, Rousseau.

Resumo

Para aprofundar a compreensão acerca do status ontológico da “justiça universal” no pensamento político e filosófico de Jean-Jacques Rousseau, o artigo busca identificar e descrever os seus atributos mais essenciais. Com este propósito, coloca em questão a sua genealogia e teleologia. Além disso, empreende um esforço para conhecer a sua temporalidade, extensão, bem como seus modos e condições de existência. Por meio de uma análise sistemática dos seus elementos constitutivos, foi possível evidenciar as relações da justiça universal com a ordem natural, no âmbito da filosofia moral do filósofo de Genebra.  O texto conclui que a ideia de uma justiça universal compreende um conjunto invariável de princípios, valores, direitos e deveres sagrados a todo ser humano. Contudo, conclui também que a universalidade deste modelo de justiça não é absoluta, e sim relativa, porque a sua exsitência e efetividade dependem de seres sensíveis, livres e racionais, capazes de se darem leis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caius Brandão

Doutorando, mestre e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Tradutor profissional (português - Inglês) independente. Membro da Equipe Editorial e revisor (inglês) da Revista Inquietude (revista de filosofia). Atuou como Professor Substituto de Filosofia no Instituto Federal de Goiás (IFG) em 2015 e 2016. Em 2015, ocupou o cargo de Tradutor da Divisão de Periódicos do Centro Editorial e Gráfico da UFG. Participa do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau (UNICAMP) e do Grupo de Estudos da Democracia (UFG). 

Referências

DERATHÉ, R. Jean-Jacques Rousseau e a ciência política de seu tempo. Trad. de Natália Maruyama. São Paulo: Editora Barcarolla; Discurso Editorial, 2009.

MASTERS, R. The political philosophy of Rousseau, New Jersey: Princeton, 1968.

ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1988. (Coleção Os Pensadores)

______ O contrato social ou princípios do direito político. Trad. de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______ Discurso sobre as ciências e as artes. Trad. de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

______ Escritos sobre a religião e a moral. In: Clássicos da Filosofia: Cadernos de Tradução n. 2. Trad. de Adalberto L. Vicente e Ana Luiza S. Camarani. Organização e apresentação de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: IFCH/UNICAMP, 2002.

______ Emílio ou da educação. Trad. de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

STAROBINSKI, J. Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo. Trad. de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

STRAUSS, L. Direito natural e história. Trad. de Miguel Morgado. Lisboa: Edições 70, 2009.

VIROLI, M. Jean-Jacques Rousseau and the ‘well-ordered society’. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

Downloads

Publicado

17-09-2017

Edição

Seção

Artigos