FILOSOFIA POLÍTICA DA LIBERTAÇÃO: reflexões sobre alguns aspectos a partir da filosofia de Enrique Dussel
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v7i3.31009Palavras-chave:
, política crítica, libertação, vontade de viver, vítimas.Resumo
Resumo: o objetivo deste texto é o de apresentar alguns aspectos mínimos da filosofia política da libertação com a finalidade de mostrar a necessidade e possibilidade de uma filosofia política crítica. A exigência é a da construção de uma crítica da filosofia política de libertação ocupando o poder político a condição de uma categoria fundamental no campo político. No desdobramento, a primeira parte é ontológica e outra é crítica, a partir da vontade de viver – fundamento do campo político - de todos os cidadãos, especialmente do fato da negatividade do não-poder-viver das vítimas.Downloads
Referências
APEL, Karl-Otto . Transformação da Filosofia. São Paulo: Loyola, 2000. 2 v.
APEL, Karl-Otto. Fundamentação última não-metafísica? In: ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. 3a. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1980.
DUSSEL, Enrique D . Hacia uma filosofia política crítica. Bilbao: Desclée de Brouwer, 2001.
______. Enrique D. Ética da libertação - na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000.
______. Enrique D. 20 Teses de política. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
______. Enrique D. Política de la Liberación: arquitetônica, vol. II. Madrid: Editorial Trotta, 2009.
HABERMAS, Jürgen Direito e Democracia: entre facticidade e validade . Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. 2v.
HINKELAMMERT, Franz J. Crítica à Razão Utópica. São Paulo: Paulinas, 1986.
LUDWIG, Celso Luiz. Para uma filosofia jurídica da libertação: paradigmas da filosofia, filosofia da libertação e direito alternativo. Florianópolis: Conceito Editorial, 2006.
______. Celso Luiz.. Da ética à filosofia política crítica na transmodernidade: reflexões desde a filosofia de Enrique Dussel. In: FONSECA, Ricardo Marcelo (Org.). Repensando a teoria do estado. Belo Horizonte: Fórum, 2004, p. 283-325.
______. Celso Luiz. Filosofia política crítica na transmodernidade - fundamentos. In: BORGES, Paulo César Corrêa.(Org.). Leituras de um realismo jurídico-penal marginal: homenagem a Alessandro Baratta. São Paulo: NETPDH; Cultura Acadêmica Editora, 2012, p. 215-230.
SCHMITT, Car. O conceito do político. Petrópolis: Vozes, 1992.
SUN TZU. A Arte da Guerra. São Paulo: Martin Claret, 2006.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).