Considerações sobre a filosofia latino-americana

Autores

  • Telmir Soares

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v7i3.32083

Resumo

o presente trabalho consiste na tentativa de fazer uma reflexão sobre a filosofia latino-americana, a saber, em que consiste, qual seu estatuto, quais suas pretensões e quais suas possibilidades. Entretanto, na medida em que tenta apresentar os resultados desta busca por uma “autêntica” filosofia latino-americana, procura mostrar, ao mesmo tempo, determinadas inconsistências em algumas reflexões que defendem que tal filosofia seja constituída totalmente ab ovo, pela negação ou mesmo por uma xenofobia em relação à chamada matriz eurocêntrica da filosofia. Segundo tal vertente, a consciência de uma violência originária (a do encobrimento da América Latina), a negação do estatuto de racional acerca da filosofia que se faz entre nós, bem como a emergência e a urgência de sairmos de uma situação de dependência cultural, justificaria uma atitude de negação em relação às nossas “origens” culturais e filosóficas. Buscamos mostrar que os elementos que constituem uma filosofia sin más, no sentido de participar da cultura e do conhecimento humano, constituindo-se como genuína, original e autônoma precisam constituir-se a partir de uma matriz básica, como toda filosofia o fez ao longo desses mais de dois mil e quinhentos anos de história, e tal matriz representa ater-se a um lugar, reconhecer e assumir os problemas presentes neste entorno e atentar para o homem deste lugar, suas lutas, suas esperanças, seus desafios, eis um delineamento possível para uma filosofia que queira ser aceita enquanto tal, uma filosofia sin más.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1994.

BUENO, André. Um sábio atua no vazio. In.: Revista Gama, Rio de Janeiro: 2006, v.1.

COLLI, Giorgio. O nascimento da filosofia. Lisboa: Edições 70, 2010.

DRI, Rúben. Hegel y la lógica de la liberación: la dialéctica del sujeto-objeto. Buenos Aires: Biblos, 2007.

FILIPPI, Alberto. La construcción histórica y pluriétnica de los derechos: desde los pueblos indígenas a los mestizajes de origen ibérico y africano. In. Primer Encuentro Latinoamericano de Derechos Humanos de los Pueblos Indígenas. Reflexiones y debates sobre justicia, territorio y recursos naturales. Buenos Aires: Ministerio Público de la Defensa, Asociación de Abogados de Derecho Indígena, Colegio Público de Abogados d ela Capital Federal, 2010a.

______. Bicentenarios: integración plurinacional y crítica del etnocentrismo criollo nacionalista. In. Cuadernos Americanos, Nº 132. México: Universidad Nacional Autónoma de México, abril-junio, 2010b.

GOMES, Roberto. Crítica da razão tupiniquim. 12ª Ed., Curitiba: Edições Criar, 2001.

JULLIEN, François. O Sábio não tem ideia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______. Entrevista. In. Revista ETHICA, V.9, N° 1 e 2, p. 99-104, 2002. Rio de Janeiro: Entrevista realizada por Sílvia Pimenta Velloso Rocha.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 5ª Ed., São Paulo: Brasiliense, 2006.

VIEIRA, Antonio Rufino. Marxismo e libertação. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2010.

ZEA, Leopoldo. Filosofar: a lo universal por lo profundo. Colombia: Ediciones Fundación Universidad Central, 1998.

______. Grecia en la mente de un latinoamericano. In. Cuadernos americanos 63, 1997.

______. América como consciencia. México: UNAM, 1972.

Downloads

Publicado

29-12-2016