Alteridade e educação: um exercício a partir da práxis pedagógica da libertação

Autores

  • Daniel Pansarelli

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v7i3.32086

Resumo

 o tema da Pedagógica latino-americana da libertação, trabalhado por Enrique Dussel na década de 1970, acabou não ganhando desdobramentos mais significativos em suas obras mais recentes, maduras. Trata-se, todavia, de tema de grande relevância na arquitetônica da Filosofia e da Política da libertação. Este artigo tem por objetivo recuperar a referida temática, quiçá fomentando estudos mais atualizados a seu respeito – justificando-se assim o caráter parcialmente propedêutico do presente texto. Partindo-se do próprio processo formativo do autor em questão, busca-se mostrar como o tema da alteridade tornou-se o ponto central de sua obra em geral e de sua pedagógica em particular. Para isso, apresenta-se a trajetória de seus estudos, passando pelas leituras de autores como Heidegger e Lévinas, chegando ao movimento que lhe permitiu construir a Filosofia da Libertação. Em seguida, aborda-se a construção de seu método de investigação, pautado no reconhecimento e no respeito à alteridade, apontando contribuições possíveis deste método ao campo da educação. Passa-se, então, a um exercício de aplicação do método apresentado: a Modernidade é tomada como objeto de estudos, permitindo explicitar o potencial interpretativo existente em sua compreensão desde um método e um contexto próprios, latino-americanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DUSSEL, Enrique. 1492: El encobrimiente del Otro. Hacia el origen del “mito de la Modernidad”. La Paz: Plural Editores, 1994.

________. Apel, Ricoeur, Rorty y la filosofía de la liberación. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 1993.

________. Autopercepción intelectual de un proceso histórico. Revista Anthropos, n. 180. Barcelona: Proyecto A Ediciones, 1998.

________. Ética de la liberación: en la edad de la globalización y de la exclusión. 4.ed. Madrid: Editorial Trotta, 2002.

________. Filosofía de la liberación. 4.ed. Bogotá: Editorial Nueva América, 1996.

________. Método para una filosofía de la liberación: superación analéctica de la dialéctica hegeliana. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1974.

________. Política de la liberación: historia mundial y crítica. Madrid: Editorial Trotta, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HEIDEGGER, M. Que é isto – a filosofia? In: Conferência e escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1979

PANSARELLI, D. Filosofia latino-americana a partir de Enrique Dussel. São Bernardo do Campo: EdUFABC, 2015.

Downloads

Publicado

29-12-2016