Socialismo na América Latina? Olhai o Exemplo do Leste Europeu
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v7i3.32088Resumo
a questão que se coloca aqui não é nova, mas é pertinente porquanto faz parte da agenda do presente: estamos prontos para o socialismo do século XXI? Para responder a esta questão, remonta-se à teoria de Marx sobre a transição ao socialismo e à prática concreta das revoluções “socialistas”, todas ocorridas em países de pouco avanço democrático e tecnológico, e de economia capitalista de baixo desenvolvimento. No entanto, sempre é possível lembrar que as revoluções ocidentais fracassaram e que a experiência socialista teve origem em países de pouco desenvolvimento. Resta indagar se esta obteve, seriamente, algum êxito. O “socialismo do século XXI” na América Latina fundamenta-se, dessa forma, numa tradição liberal-conservadora que está distante do ideário transformador radical. Enfim, chama-se atenção para os insucessos de nossa era. De Moscou à Argentina, do Brasil ao Chile, o socialismo do século XXI ainda será obra do Centro.
Downloads
Referências
ARICÓ, José. Marx e a América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
BOLÍVAR, Simón. Escritos Políticos. Madrid: Alianza Editorial, 1975.
GARRETÓN, Manuel Antônio et alii. América Latina no Século XXI. Em direção a uma nova matriz sociopolítica. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2007.
DUSSEL, Enrique. Filosofia da Libertação na América Latina. São Paulo: Edições Loyola, s/d.
ENGELS, Friedrich. Pricípios Básicos do Comunismo. Lisboa: Edições Avante, 1975.
_____ A Questão Social na Rússia. In: FERNANDES, Rubem César (Org). Dilemas do Socialismo. A controvérsia entre Marx, Engels e os Populistas Russos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
_____ Epílogo à Questão Social na Rússia. In: FERNANDES, Rumem César (Org). Dilemas do Socialismo. A controvérsia entre Marx, Engels e os Populistas Russos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
LANDER, Edgardo. Marxismo, eurocentismo y colonialismo. In: BORON, Atilio; AMADEO, Javier e GONZÁLES, Sabrina (orgs). La Teoría Marxista Hoy. Buenos Aires: CLACSO, 2006.
MARIÁTEGUI, José Carlos. Mariátegui. Coleção Grandes Cientistas Sociais. BELLOTO, Manoel L. e CORRÊA, Anna Maria (orgs). São Paulo: Ática, 1982.
MARX, Karl, e ENGELS, Friedrich. Prefácio à edição russa do Manifesto Comunista de 1882. In: MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Cartas Filosóficas e Outros Escritos. São Paulo: Grijalbo, 1977.
_____ e ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Vol. I. Lisboa: Editorial Presença, 1974.
MÉSZÁROS, István. Para Além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2002.
_____ O Poder da Ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.
_____ Bolívar e Chavez: o espírito da determinação radical. Margem Esquerda. Ensaios marxistas. Nº 8. Nov-2006.
QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento da América Latina. In: ARAUJO, Cícero; AMADEO, Javier. Teoria Política Latino-Americana. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2009.
ROJAS, Carlos Antonio Aguirre. América Latina. História e Presente. Campinas/SP: Papirus, 2004.
ROSENMANN, Marcos Roitman e CUADRADO, Sara Martínez. Epílogo a Simón Bolívar, de Marx. In. MARX, Karl. Simón Bolívar. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).