A DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGUNDO NORBERTO BOBBIO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v8i1.33625Palavras-chave:
Relações internacionais, Bobbio, Democracia.Resumo
Bobbio foi um importante filósofo do direito da contemporaneidade. As suas investigações mais relevantes giram em torno da tríade dos seus ideais: democracia, direitos humanos e paz, com ênfase, sobretudo, para a primeira. O objetivo deste trabalho é demonstrar que, apesar de todas as suas reservas e críticas à democracia, ele a considerava o melhor sistema de governo para as sociedades atuais e possuía uma razoável confiança na sua expansão no futuro. Bobbio, partindo de Kant, rejeita a ideia da república perfeita, mas acredita que a espécie humana caminha para uma constituição civil perfeita, e esta é democrática. Tal análise servirá de base para refletir sobre a perspectiva bobbiana em torno do que ele chama de “democracia dos pósteros” e o que ele concebeu como uma democratização das relações internacionais.
Downloads
Referências
ANDERSON, P. Afinidades seletivas. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002. p. 197-242
BOBBIO, N. A era dos direitos. Nova Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
______. Estado, governo e sociedade: para uma teoria geral da política. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Liberalismo e democracia. 6ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2005.
______. Nem com Marx, nem contra Marx. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
______. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. 11ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009a.
______. O Terceiro Ausente: ensaios e discursos sobre a paz e a guerra. São Paulo: Manole, 2009b.
______. Os problemas da guerra e as vias da paz. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
______. Politica e cultura. Turim: Einaudi, 1955.
______. Qual Socialismo? Debate sobre uma alternativa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
______. Teoria Geral da Política: A Filosofia Política e as Lições dos Clássicos. 12ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.
BOBBIO,N. BRESSER-PEREIRA, L. C. Bobbio defende o ‘compromisso’ entre liberalismo e socialismo. [online]. 1994. Disponível em: ˂http://www.bresserpereira.org.br/articles/94.5.12. Entrevista-bobbio.pdf ˃. Acesso em: 21 ago. 2011.
BRANDÃO, A. Bobbio na história das ideias democráticas. Lua Nova [online]. 2006, n. 68, pp. 123-145. Disponível em: ˂http://www.scielo.br/pdf/ln/n68/a05n68.pdf˃. Acesso em: 21 ago. 2011.
______. Bobbio: um grande ensaísta, não um tratadista. In Studium. Revista de Filosofia, Ano 11, nº 21 e 22, 2008, pp. 09-26.
CAYGILL, H. Dicionário Kant. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
KANT, I. A Paz Perpétua e Outros Opúsculos. Lisboa, Edições 70, 1989.
LAFER, C. Norberto Bobbio: trajetória e obra. São Paulo: Perspectiva, 2013.
______. Prefácio à Edição Brasileira. In BOBBIO, N. O Terceiro Ausente: ensaios e discursos sobre a paz e a guerra. São Paulo: Manole, 2009b.
MELO, C. C. Cosmopolitismo (verbete). In BARRETO, V. P. (Org.). Dicionário De Filosofia Política. São Leopoldo, Unisinos, 2010.
REVEL, J.F. Como terminam as democracias. São Paulo: DIFEL, 1984.
ROCHA, A. S. E. Bobbio: da correlação liberdade-igualdade ao imperativo de “igual liberdade”. In TOSI, G. (Org.). Norberto Bobbio: Democracia, direitos humanos, paz e guerra. João Pessoa, Editora UFPB, 2011.
SALGADO, J. C. A Ideia de justiça em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. Belo Horizonte: UFMG, 1986.
TERRA, R. R. A Política Tensa: Ideia e realidade na filosofia da história de Kant. São Paulo: Iluminuras, 1995.
TOSI, G. A democracia como forma mista de governo em Norberto Bobbio. In TOSI, G. (Org.). Norberto Bobbio: Democracia, direitos humanos, guerra e paz. João Pessoa, Editora UFPB, 2011, p. 223-248.
ZOLO, D. Luzes e sombras do “pacifismo jurídico” de Norberto Bobbio. In TOSI, G. (Org.). Norberto Bobbio: Democracia, direitos humanos, guerra e paz. João Pessoa, Editora UFPB, 2011, p. 321-334.
______. Rumo a um ocaso global? Os direitos humanos, o medo, a guerra. Florianópolis: Editora Conceito, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).