DAS (DES)VANTAGENS DA MIMESE

  • Bárbara Albuquerque Paixão Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Roberto Sávio Rosa UESC
  • Isaías Francisco de Carvalho Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: Desvantagens, Mímeses, Análise, Desnaturalização.

Resumo

 O presente artigo propõe considerações outras acerca da mimese no pensamento ocidental. Primeiramente, ao discutirmos a noção de mimese enquanto emulação, com base na perspectiva de Holanda (2009). Posteriormente, ao abordarmos a desnaturalização da mimese proposta por Compagnon (2014), em nome de uma análise ressignificada da questão mimética. Nosso lugar de fala, entretanto, não se condiciona a uma apologia epistêmica a respeito da mimese. Ele se localiza na perspectiva teórica filosófico-culturalista em (des)conformidade à mimética, com vistas a subsidiar futuros estudos literários.

Biografia do Autor

Bárbara Albuquerque Paixão, Universidade Estadual de Santa Cruz
Graduação em Filosofia e Letras pela Universidade Estadual de Sanata Cruz. Discente de Letras: Linguagens e Representações – Mestrado Acadêmico.
Isaías Francisco de Carvalho, Universidade Estadual de Santa Cruz
Professor de Língua Inglesa e Literaturas Anglófonas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz – DLA/UESC.

Referências

AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BLOOM, Harold. Shakespeare: a invenção do humano. Tradução de José Roberto O’Shea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

COHEN, Pitter. A arquitetura da destruição. (Filme). Direção, roteiro e produção de Peter Cohen. Narração de Rolf Arsenius. Suécia:1989.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

DERRIDA, Jacques. Posições. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autentica, 2001.

EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Tradução de Mário Sá Rego Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003.

GAGNEBIN, J.M. Do conceito de mímesis no pensamento de Adorno e Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1993.

GOMBRICH, E.H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org. e Trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133.

HOLANDA, Luisa Severo Buarque de. Da mímese antiga à imitação dos antigos. Ilhéus/BA: Especiaria - Cadernos de Ciências Humanas, v.11, n19 jan./jun.2008. p.133-148.

HOMERO. Ilíada. (em versos). 2. ed. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

JANZ, Curt Paul. Los diez años de Basilea:1869/1879. Madrid: Alianza Universidad, 1981.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Segunda consideração intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida. Tradução Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

PLATÃO. A República. Tradução de Carlos Alberto Nunes. 3. ed. Belém: Editora Universitária UFPA, 2000.

SIEGA, Paula Regina. O novo cinema brasileiro é tropicalista (Glauber Rocha, 1969). Litterata – Revista do Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões, v.4, n.1. p. 120-123. Ilhéus: EDITUS, 2014.

SOUZA, Eneida Maria de Souza. Apresentação a COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

TODOROV, Tzvetan. O medo dos bárbaros: para além do choque das civilizações. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 2010.

TUCIDIDES. História da guerra do Peloponeso. Prefácio de Helio Jaguaribe; Tradução do grego de Mário da Gama Cury. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

Publicado
2017-09-17
Seção
Artigos