ASPECTOS DA NATUREZA HUMANA:
COMENTÁRIOS SOBRE O SER HUMANO E SUA CONDIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i3.67530Palavras-chave:
Natureza humana, Condição humana, Tolerância, Capitalismo, LiberdadeResumo
O presente artigo possui por objetivo analisar os aspectos da natureza humana e a sua condição, a partir dos argumentos filosóficos de Baruch Spinoza, o qual demonstra que o ser humano deve sair do conhecimento imaginativo e evoluir para o conhecimento do segundo e terceiro gênero, onde estes nos ensinam a distinguir o verdadeiro do falso, potencializando nossa vida no existir, ou seja, conhecendo os aspectos pelas causas (essência) e não pelo efeito (imaginação). Além dos argumentos de Erich Fromm, que tem seu pensamento calcado na visão do humano na sociedade capitalista e sua saúde mental, e de Karl R. Popper, em sua filosofia da mente e na sua exposição do paradoxo da tolerância, com a intenção de seguir a ordem cronológica desses pensadores, partindo da filosofia moderna à contemporânea. De modo que, para tanto, esse trabalho foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica, que possui por finalidade analisar e construir novos paradigmas a partir de teses já trabalhadas com afinco. Assentado nisso, concluiu-se que apenas a autonomia conquistada através do conhecimento possibilita a liberdade e, apenas os acordos sociais construídos por indivíduos guiados pela responsabilidade moral, podem garantir a sua manutenção.
Downloads
Referências
CHAUÍ, Marilena de Souza. Espinosa: uma filosofia da liberdade. São Paulo: Moderna, 1995.
COSTA, Célio Juvenal. Reflexões sobre a relação indivíduo x civilização na sociedade atual. Cadernos de Pesquisas em educação, Espírito Santo, n. 38, p.11-34, jul.-dez., 2013.
ESPINOSA, Baruch de. Breve tratado de Deus, do homem e de seu bem-estar. Tradução de Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e Luis Cesar Guimarães Oliva. São Paulo: Autêntica, 2012.
FROMM, Erich. Psicanálise da sociedade contemporânea, 7. ed. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1974.
KANT, Immanuel. Fundamentos da metafísica dos costumes. Trad. Lourival de Queiroz Henkel. São Paulo: Ediouro, 1997.
MAGEE, Bryan. Popper. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1974.
POPPER, Karl Raimund; ECCLES, John. The Self and its brain. Berlin, Heidelberg: Springer International, 1977.
POPPER, Karl Raimund. A sociedade aberta e seus inimigos. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
TEIXEIRA, Livio. A doutrina dos modos de percepção e o conceito de abstração na filosofia de Espinosa. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rogério Tolfo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).