DETERMINISMO E CONHECIMENTO DE DEUS COMO LIBERDADE NA FILOSOFIA DE ESPINOSA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i4.40815Palavras-chave:
Espinosa, Determinismo, Intuição, Afecções, LiberdadeResumo
O presente estudo procura mostrar a relação do conhecimento com as afecções na filosofia de Espinosa, e como isso se dá dentro de uma realidade determinista. O artigo demonstra como o conhecimento adequado da natureza, que é a intuição, conduz o homem à liberdade, que é a autodeterminação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica concernente às obras de Espinosa e comentadores como literatura de apoio.
Downloads
Referências
BENNETT, J. Spinoza's metaphysics. In: GARRETT, D. The Cambridge companion to Spinoza. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
BRUNSCHVICG, L. Spinoza: filosofia e teologia. In: Estudos sobre Spinoza. Organização César Benjamin; tradução: Eliana Aguiar, Estela dos Santos Abreu, Vera Ribeiro. 1ª ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
CHAUI, M. S. A nervura do real: imanência e liberdade e Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DOMÍNGUEZ, A. Notas. In: SPINOZA. Tratado Breve. Traducción, prólogo y notas de Antilano Domínguez. Madrid: Alianza Editorial, 1990.
NADLER, S. Spinoza’s Ethics: an introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
RIZK, H. Compreender Spinoza. Tradução de Jaime A. Clasen. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
SPINOZA. OPERA, in Auftrag der Heidelberger Akademie der wissenchaften, herausgegeben von Carl Gebhardt. Heidelberg: Carl Winters, 1925; 2. Auflage, 1972, 4bd.
______. Ética. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
______. Tratado Breve. Tradución, prólogo y notas de Antilano Domínguez. Madrid: Alianza Editorial, 1990.
______. Tratado da reforma da inteligência. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
TEIXEIRA, L. Introdução. In: SPINOZA. Tratado da reforma da inteligência. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).