ENSINO DE FILOSOFIA, LEI 10.639/03 E O DEVIR NEGRO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i2.44691Palavras-chave:
Lei 10.639/03, Devir, Filosofia.Resumo
Este estudo tem como objetivo central contribuir para o debate acerca do ensino de Filosofia no Brasil e as possibilidades de se pensar uma reforma curricular nesse campo do saber através da perspectiva de pensar a diferença como ponto molar de mudança. Para isso traçamos alguns pontos provocativos que põe o leitor a se questionar sobre a legitimidade de outras formas de se pensar a Filosofia para além do que o sistema educacional brasileiro considerou adequado ao estabelecimento de regras gerais amparadas legalmente. É nesse quadro que se é pensada a concepção de que a lei 10.639/03 seja uma lei do desvio, ou seja, uma singularidade dentro de um sistema ordenatório geral. Explanamos possibilidades de se pensar a gênese do que seria ensinar/aprender Filosofia e como se constitui um devir minoritário negro. Contamos a necessidade da reconstituição do sentido curricular voltado para as disciplinas filosóficas com a descentralização de uma única Filosofia, a europeia.
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