DEMOCRACIA E RAZÃO PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i3.49180Palavras-chave:
Democracia; Políticas Públicas; Pluralismo; Razão Pública;Resumo
O conteúdo desta investigação consiste na abordagem da democracia e da razão pública na constituição brasileira de 1988. Sabendo que a democracia é uma conquista e que por meio dela é possível verificar outras consecuções benéficas para a sociedade, bem como percebendo a razão pública como a razão de seus cidadãos, que se encontram, é claro, num mesmo status de cidadania, é que esta investigação foi construída. A andamento da sociedade democrática ocorre por meio da dinâmica dos direitos e garantias constitucionais, os quais podem ser promovidos pela implantação de políticas públicas que assegurem à população a real prática desses direitos, e assim, o pleno exercício da cidadania. Por meio da democracia é possível o combate à desigualdade, bem como fomentar a condição de escolha e participação nas decisões dos indivíduos da sociedade democrática.
Downloads
Referências
FERNANDES, Bernardo Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. 9. ed. Salvador: JusPODIVM, 2017.
MIURA, Irene Kazumi. Políticas públicas: conceitos básicos. USP/SP, 2015. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/303682/mod_resource/content/1/MaterialDidatico_EAD%2017%2004%202015.pdf>. Acesso em: 22 ago 2018.
NERY JUNIOR, Nelson; ANDRADE NERY, Rosa Maria de. Constituição Federal comentada e legislação constitucional. 4. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.
PIOVESAN, Flávia. Anais da V Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Brasília 2003, palestra.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Tradução de Almiro Pisetta e Lenita M.R. Esteves. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
SEN, Amartya. Democracia como um valor universal. 1999. Disponível em: < http://dagobah.com.br/wp-content/uploads/2016/07/SEN-Amartya-1999.-Democracia-como-um-valor-universal.pdf> Acesso em 23 ago. 2018.
SOUZA, Celina. Estado da Arte da Pesquisa em políticas públicas. In: HOCHMAN, Gilberto; ARRETCHE, Marta; MARQUES, Eduardo (orgs). Políticas Públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007.
TILLY, Charles. Democracia. Tradução: Raquel Weiss. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
TORRANO, Bruno. Democracia e respeito à lei: entre positivismo jurídico e pós positivismo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.
VASCONCELLOS, Mariana Vannucci; MENDONÇA, Fabiano André de Souza. Políticas públicas e sua importância para o desenvolvimento. Disponível em: < http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/salvador/mariana_vannucci_vasconcellos.pdf> Acesso em 24 ago. 2018.
ZAMBAM, Neuro José. Amartya Sen: liberdade, justiça e desenvolvimento sustentável. Passo Fundo: IMED, 2012.
ZAMBAM, Neuro José; ALMEIDA, Ricardo de O. O liberalismo político de John Rawls: a missão de educar a juventude para a democracia no Séc. XXI. Questio Juris. vol.10, nº. 03, Rio de Janeiro, 2017.
ZAMBAM, Neuro José; KUJAWA, Henrique Aniceto. As políticas públicas em Amartya Sen: condição de agente e liberdade social. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, v. 13, n. 1, p. 60-85, mar. 2017. ISSN 2238-0604. Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/1486>. Acesso em: 22 ago. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).