FILOSOFIA É A BASE:
PELA INSERÇÃO DA FILOSOFIA NA ESCOLA COMO APRENDIZAGEM ESSENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i5.49926Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Educação básica, Autonomia do PensamentoResumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir e abordar a importância da disciplina de Filosofia no ensino básico do Brasil, denunciando a falta de rigidez que configure sua prática efetiva nas instituições de ensino, face aos ataques no contexto da política brasileira, correlacionando com a atual gestão do novo presidente Jair Messias Bolsonaro através das investidas em suprimir silenciosamente a área da educação. Haja vista que é interessante analisar como o poderio ideológico dá munição para a precarização do ensino. No mais, abordaremos também diretamente e com urgência a problematização da nova reforma da Base Curricular Comum que tira da base comum para o ensino no país a Filosofia no processo de formação educacional, bem como testemunhar a favor da importância que o saber filosófico tem para a formação humana de sujeitos ativos, capazes de exercitar o pensamento livre e crítico argumentativo, fundamentando a tomada de consciência para a educação no Brasil de uma sociedade que padece do empobrecimento da razão, frente a desmoralização das instituições de ensino básico e superior.
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