FILOSOFIA É A BASE:

PELA INSERÇÃO DA FILOSOFIA NA ESCOLA COMO APRENDIZAGEM ESSENCIAL

Autores

  • Nathalia Glaucia Alves Cunha Universidade Estadual do Piauí
  • Hélio Alves Nascimento Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i5.49926

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Educação básica, Autonomia do Pensamento

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir e abordar a importância da disciplina de Filosofia no ensino básico do Brasil, denunciando a falta de rigidez que configure sua prática efetiva nas instituições de ensino, face aos ataques no contexto da política brasileira, correlacionando com a atual gestão do novo presidente Jair Messias Bolsonaro através das investidas em suprimir silenciosamente a área da educação. Haja vista que é interessante analisar como o poderio ideológico dá munição para a precarização do ensino. No mais, abordaremos também diretamente e com urgência a problematização da nova reforma da Base Curricular Comum que tira da base comum para o ensino no país a Filosofia no processo de formação educacional, bem como testemunhar a favor da importância que o saber filosófico tem para a formação humana de sujeitos ativos, capazes de exercitar o pensamento livre e crítico argumentativo, fundamentando a tomada de consciência para a educação no Brasil de uma sociedade que padece do empobrecimento da razão, frente a desmoralização das instituições de ensino básico e superior.

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Biografia do Autor

Nathalia Glaucia Alves Cunha, Universidade Estadual do Piauí

Licencianda em Filosofia pela Universidade Estadual do Piauí

Hélio Alves Nascimento, Universidade Estadual do Piauí

Licenciando em Filosofia pela Universidade Estadual do Piauí

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Publicado

24-12-2019

Edição

Seção

Dossiê especial – EM DEFESA DA FILOSOFIA