O ENSINO DE FILOSOFIA:

AINDA EXISTE ESPAÇO PARA A ATIVIDADE FILOSÓFICA?

  • Jorge Henrique Lima Moreira Universidade Estadual do Piauí
Palavras-chave: Filosofia, Ensino de filosofia, Educação básica

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar dois problemas fundamentais para o ensino de filosofia no Brasil. O primeiro é externo à filosofia, pois diz respeito ao cenário político brasileiro. Neste se tem a aprovação da BNCC como um desafio para a oferta da filosofia. Outro desafio são as políticas educacionais defendidas desde o governo de Dilma Rousseff. O segundo é interno, pois diz respeito ao próprio modo de ensinar filosofia, em como são apresentados os conteúdos filosóficos aos estudantes da educação básica. Pretende-se delinear ações necessárias para o enfrentamento dessas questões, que envolvem o enfrentamento de ideologias do grupo que governa o país e uma ação de avaliação da oferta do ensino de filosofia.

Biografia do Autor

Jorge Henrique Lima Moreira, Universidade Estadual do Piauí

Professor de Filosofia na UESPI-Parnaíba, Doutorando em Filosofia (UFC).

Referências

APEOC. Apeoc participa de audiência pública sobre ensino de filosofia e sociologia na educação básica e ensino superior. [2019]. Disponível em: <https://apeoc.org.br/apeoc-participa-de-audiencia-publica-sobre-ensino-de-filosofia-e-sociologia-na-educacao-basica-e-ensino-superior/> Acesso em: 07 dez. 2019.

AUSTIN, John L. How to do things with words. Oxford: Clarendon Press, 1962.

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara F. Vieira. 10ª ed. São Paulo: Hucitec, 2002.

CARTA CAPITAL. “Os trabalhadores querem menos direito e mais trabalho”. [2019]. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/politica/os-trabalhadores-querem-menos-direitos-e-mais-trabalho-diz-bolsonaro/> Acesso em: 28 nov. 2019.

DEWEY, J. A Escola e a Sociedade. Lisboa: Relógio D'Água Editores, 2002.

______. Reconstrução em filosofia. São Paulo: Ícone, 2017.

G1. Bolsonaro diz que MEC estuda ‘descentralizar’ investimento em cursos de filosofia e sociologia. [2019]. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/04/26/bolsonaro-diz-que-mec-estuda-descentralizar-investimento-em-cursos-de-filosofia-e-sociologia.ghtml> Acesso em 23 nov. 2019.

MURCHO, Desidério. Renovar o ensino de filosofia. Portugal: Gradiva, 2003.

ONU. Unesco diz que filosofia é fundamental para sociedades livres e plurais. [S.I.] [2016]. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/unesco-diz-que-filosofia-e-fundamental-para-sociedades-livres-e-plurais/> Acesso em: 23 nov. 2019.

Publicado
2019-12-24
Seção
Dossiê especial – EM DEFESA DA FILOSOFIA