FREUD E FANON:

A REALIDADE PSÍQUICA E A REALIDADE SOCIAL

Autores

  • Victorine Liguiçano Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v13i3.65043

Palavras-chave:

Sigmund Freud, Frantz Fanon, Psicanálise, Psicoterapia, Negro

Resumo

O presente artigo visa expor a perspectiva freudiana acerca dos eventos psíquicos em contraposição ao entendimento fanoniano dos processos mentais. Sigmund Freud acredita que a forma como o psiquismo se desenvolve é individual e se veicula ao conceito de realidade psíquica que significa, em última instância, a primazia da fantasia sob a realidade. Inversamente, Frantz Fanon não considera apropriado universalizar os preceitos psicanalíticos para todos os povos. Ele acredita que a população negra tem sua psique influenciada fortemente por elementos sociais, não sendo portanto, um processo estritamente individual e fantasioso, mas sim um evento social e material. Cada posicionamento possui características específicas que, quando analisadas em paralelo, são capazes de causar um perspectivismo teórico e prático nas formas como o tratamento direcionado à saúde mental é tratado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. EDUFBA: Salvador, 2008.

FANON, Frantz. Alienação e liberdade: escritos psiquiátricos. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

FAUSTINO, D. M. A psiquiatria revolucionária de Frantz Fanon. Quatro em um. São Paulo, Folha de São Paulo. 01/07/2020. Disponível em: https://quatrocincoum.folha.uol.com.br/br/resenhas/p/a-psiquiatria-de-fanon?fbclid=IwAR1JVEShjwohUYbT-TQ7T1yk31MVTzNzZ9kuY2n0dWXyPf8UdmhwFDFhiJo Acesso em: 15 fev. 2022.

FAUSTINO, D. M; OLIVEIRA, M.C.S. Frantz Fanon e as máscaras brancas da saúde mental: subsídios para uma abordagem psicossocial. Revista da ABPN, Goiania, v. 12, n. Edição especial, p. 6-26, 2020.

FREUD, Sigmund. (1905) “Fragmento da análise de um caso de histeria”. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standart brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. (1937) “Construções em análise”. In. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standart brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

LIGUIÇANO, Victorine. Literatura e psicanálise: um estudo de delírio e sonhos na gradiva de Jensen (1907-1906) de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: autografia, 2021.

MASSON, Jeffrey Moussaieff. A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess – 1887-1904. Rio de Janeiro: Imago, 1986.

MOURA, E. A. et al. Os planos genéticos do desenvolvimento humano: a contribuição de Vigotski. Revista Ciências Humanas, Educação e desenvolvimento humano, Taubaté, v. 9, n. 1, p. 106-114, 2016.

NOGUEIRA, Renato. Uma filosofia para reexistir. In: FANON, Franz. Alienação e liberdade: escritos psiquiatricos. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

ROUDINESCO, Elizsabeth; PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

SALEM, Lilia Ben. Introdução: encontro entre a sociedade e a psiquiatria. In: FANON, Frantz. Alienação e liberdade: escritos psiquiátricos. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Edição

Seção

Dossiê especial - PERSPECTIVAS DECOLONIAIS A PARTIR DA OBRA DE FRANTZ FANON