QU’EST-CE QUE LA PHILOSOPHIE ?
L’ESTHÉTIQUE DE L’EXISTENCE ET LE RÔLE DU SENSIBLE DANS LE DEVENIR (DE) SOI. ASCÈSE ET ÉTHO-POÏÉTIQUE CHEZ MICHEL FOUCAULT
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i2.67868Palavras-chave:
Filosofia, Estética da Existência, Ascese, Etopoiética, Michel Foucault.Resumo
O propósito desse artigo é responder a questão o que é a filosofia, considerando a temática da estética da existência o papel do sensível no tornar-se si mesmo. Usamos como base para nossas reflexões, a perspectiva da ascese e etopoiética da de Michel Foucault. Nossa intenção é mostrar que a filosofia se faz por meio da atitude radical de interrogar. Seguindo por este caminho, a filosofia nuca será um conjunto de verdades prontas, mas verdades a serem construídas dialeticamente com base no logos da atividade conceitual e não na doxa de uma postura puramente retórica. O horizonte é de uma prática teórica que visa romper a perspectiva de uma solidão especulativa e buscar entrar em conato com o mundo para além de sua forma idealizada ou da visão do cinismo da retórica. Desse modo, o filósofo pratica a arte de viver, de pensar e falar que o conduz a mudar sua forma de estar no mundo, de conhecer e agir com os outros. Essa prática faz o filósofo colocar sua existência na coragem de buscar a verdade como a expressão de encontrar a melhor forma possível de vida para si e para os outros.
Downloads
Referências
ARISTOTE. Éthique à Nicomaque In : ARISTOTE. Œuvres complètes, traductions sous la direction de P. Pellegrin. Paris : Flammarion, 2022.
HADOT, Pierre. Exercices spirituels et philosophie antique. Paris : Albin Michel, 1981.
HADOT, Pierre. La Philosophie comme manière de vivre. Paris : Albin Michel, 2014.
HEIDEGGER, Martin. « Le mot de Nietzsche : ‘’ Dieu est mort ! ‘’ » In : Chemins qui ne mènent nulle part, trad. française Wolfgang Brokmeier, Paris : Gallimard, 1962, p. 253-322.
FOUCAULT, Michel. La question anthropologique. Cours 1954-1955. Paris : Seuil-Gallimard-Hautes Études, 2022.
FOUCAULT, Michel. Histoire de la sexualité, 4 volumes, tome 1 : La Volonté de savoir, 1976 ; tome 2 : Le Souci de soi et tome 3 : L’Usage des plaisirs, 1984 ; tome 4 : Les Aveux de la chair. Paris : Gallimard, 2020.
KANT, E. (1776), D’un ton grand seigneur adopté naguère en philosophie. Trad. L. Guillermit. Paris : Vrin, 1997.
MOKADDEM, Salim. Foucault. Une vie philosophique, traduction brésilienne d’Avelino Neto. São Paulo : éd. LiberArs, 2021.
PLATON. Phèdre ; Le Banquet. Trad. Luc Brisson. Œuvres complètes. Paris : Flammarion, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Salim Mokaddem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).