O BELO E SEU AMANTE NO FEDRO DE PLATÃO:

SOBRE A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE BELEZA, AMOR E CONHECIMENTO

Autores

  • Jhonatas dos Santos Silva

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i2.67871

Palavras-chave:

Belo, Amor, Conhecimento, Platão

Resumo

O presente artigo tem por objetivo esclarecer, à luz dos diálogos platônicos, a íntima relação entre a experiência estética e o conhecimento humano. Com isso, busca-se apresentar a relação de Platão com as artes por meio da figura do amante da beleza dada no Fedro, para além da crítica que ele faz à mímesis, presente na República. A partir do Fedro, Platão compreende o Belo como a Forma que aparece aos olhos no âmbito sensível mediante as belezas corporais. Por meio do aparecer, o belo desperta no amante da beleza a reminiscência. Em suma, duas questões dão o tom de toda a investigação, a saber: (1) Aquele que ama a beleza é alguém apegado às meras imitações e, por isso, deve ser depreciado? (2) Há na beleza alguma participação positiva no processo do conhecimento?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARAM, J. P. Platão Contra o Amor Platônico: A natureza do desejo na ascese erótica do Banquete de Platão. São Paulo: Edições Loyola, 2018.

CARDOSO, D. A Alma Como Centro do Filosofar de Platão. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

HESÍODO. Trabalhos e Dias. Tradução Cristian Werner. São Paulo: Hedra, 2013.

PLATÃO. A República. Tradução Carlos Alberto Nunes. 3. ed. Belém: Editora UFPA, 2000.

PLATÃO. Diálogos I: Teeteto (ou do conhecimento), Sofista (ou do ser), Protágoras (ou sofistas). Tradução e notas de Edson Bini. São Paulo: Edipro Edições, 2017.

PLATÃO. Diálogos III - Socráticos: Fedro (ou do belo); Eutífron (ou da religiosidade); Apologia de Sócrates; Críton (ou do dever); Fédon (ou da alma). Tradução e notas de Edson Bini. 2. ed. São Paulo: Edipro Edições, 2019.

PLATÃO. Íon. Tradução Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

PLATÃO. O Banquete. Tradução José Cavalcante de Souza. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.

PLATÃO. Timeu-Crítias. Tradução, introdução e notas de Rodolfo Lopes. São Paulo: Annablume, 2012.

REALE, G. O Saber dos Antigos: Terapia para os tempos atuais. Tradução Silvana Cobucci Leite. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

SANTO AGOSTINHO. Contra os Acadêmicos. Tradução Enio Paulo Giachini. Petrópolis, Rj: Editora Vozes, 2014. (Vozes de Bolso).

SANTOS, J. T. Platão: A construção do conhecimento. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2012.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Edição

Seção

Dossiê especial – ESTÉTICA E EXISTÊNCIA: FILOSOFIA E ARTE