NO CENTRO DA PISTA DE DANÇA, IMPESSOAL E LIVRE EU ESTOU:
LIGAÇÕES CORPORAIS ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i2.67873Palavras-chave:
Dança, Filosofia, LiteraturaResumo
No presente artigo proponho-me a construir algumas reflexões sobre as relações entre filosofia e literatura, colocando-me no centro da pista de dança. É desse lugar, tornando-me impessoal e livre, que lanço algumas ideias sobre como as ligações corporais podem servir de referência para discutir as aproximações entre filosofia e literatura. A filosofia de Merleau-Ponty é a base dessas reflexões. Nesse sentido, apoio-me na sua compreensão de que o romance possibilita a instauração de mundos novos, pois ele recria a própria linguagem e possibilita-nos inventar novas formas de perceber o mundo e o outro. Sartre, Simone de Bouvoir e outros pensadores também se fazem presentes no texto, apontando os horizontes de nossas texturas sensíveis, na medida em nós estamos no mundo.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone. O sangue dos outros. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BEAUVOIR, Simone. A convidada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BEAUVOIR, Simone. A cerimônia do Adeus. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BEAUVOIR, Simone. A força da idade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
DETAMBEL, Régine. Les livres prennent soins de nous: Paris: Actes Sud, 2015.
GUIMARÃES, Maira. O pensamento existencialista no romance A convidada de Simone de Beauvoir. Revista Versalete, v.5, n.8, p.181-198, 2017.
HUSSERL, Edmund. Méditations cartésiennes. Paris: Vrin, 2000.
LACOIN, Élizabeth. Zazá : Correspondance et carnets d’Elizabeth Lacoin (1914-1929). Paris : Seuil, 1991
MARQUES, Rafaela. Corpo e liberdade : possibilidade, condição e ambiguidade. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, v. 10, n.1, p.5-17, 2019.
MELANÇON, Jerôme. La politique dans l’adversité : Merleau-ponty aux marges de la philosophie. Genève : Métis Presses, 2018.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Sens et non-sens. Paris: Gallimard, 1996.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Le monde sensible et le monde de l’expression. Cours au Collège de France, Notes 1953. Genève: Metis Presses, 2011.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Recherches sur l’usage littéraire du langage. Cours au Collège de France, Notes 1953. Genève: Metis Presses, 2013.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Le problème de la parole. Cours au Collège de France, Notes 1953-1954. Genève: Metis Presses, 2020.
KRISTEVA, Julia. Beauvoir presente. São Paulo: SESC, 2019.
PRECIADO, Paul B. Um apartamento em Urano: crônicas da travessia. Rio de Janeiro: 2020.
SAINT AUBERT, E. Du lien des êtres aux éléments de l’être : Merleau-Ponty au tournant des années 1945-1951. Paris : Vrin, 2014.
SARTRE, Jean-Paul. O que é a literatura. Petrópolis: Vozes, 2015.
VIANA, Marcia. Liberdade e existência: os movimentos do existir em Simone de Beauvoir. Revista de estudos filosóficos, n.5, p. 118-129, 2010.
WOLF, Vírginia. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Terezinha Petrucia da Nóbrega
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).