A VIDA POR UM FIO:
UMA RELEITURA CAMUSIANA DE A PESTE NOS TEMPOS MODERNOS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i2.67874Palavras-chave:
Camus, Peste, Coronavirus, Filosofia, PolíticaResumo
Este artigo tem como objetivo desenvolver um diálogo entre o clássico literário de Albert Camus, intitulado A Peste, com a Filosofia e a recente disseminação global do coronavírus. O texto está organizado em dois momentos mais amplos. A princípio, faz-se uma breve descrição do livro A Peste. No segundo momento, é apresentado um comentário interpretativo à luz da crise sanitária promovida pelo contágio global do coronavírus, considerando uma articulação entre natureza e cultura. Neste segundo momento, pretende-se defender a tese segundo a qual o vírus não é apenas biológico, ou seja, um evento originalmente natural, mas cultural, social, econômico e, portanto, essencialmente político.
Downloads
Referências
BICALHO, A. M. Graciliano Ramos, Valerie Rumjanek e o processo de (re)criação em ‘La Peste’ de Albert Camus. Salvador: UFBA, 2007 [Dissertação de mestrado]
CAMUS, A. La peste. Paris: Gallimard, 1947.
CAMUS, A. “Entrevista”, In: Folha de São Paulo, jul/1949.
CAMUS, A. Discours de réception du Prix Nobel de littérature in Stockholm, 10 décembre 1957. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uOdp7zxaPeQ
CAMUS, A. A peste. Tradução: Graciliano Ramos. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.
CAMUS, A. A peste. Tradução: Valerie Rumjanek. Rio de Janeiro: BeslBolso, 2008.
CAMUS, A. Exhortation aux médecins de la peste. Paris: Gallimard, 2020.
DIWAN, P. Raça humana: uma história da eugenia no Brasil e no mundo. São Paulo: Contexto, 2007.
MERLEAU-PONTY, M. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 1945.
MERLEAU-PONTY, M. Signes. Paris: Gallimard, 1960.
MERLEAU-PONTY, M. Le visible et l’invisible. Paris: Gallimard, 1964.
PIMENTA, A. R. A ética da alteridade na filosofia de Camus. Philósophos. Goiânia, v.17, n. 1, p. 11-30, jan./jun. 2012.
PIMENTA, D. R. Entre o absurdo e a revolta: por uma proposta filosófica para o ensino de filosofia pensada a partir de Albert Camus. Porto Alegre: Fi, 2021.
PUENZO, L. La peste. Buenos Aires, 1992, 105min [película baseada na obra homónima de Albert Camus]
RICŒUR, P. Leituras 2: a região dos filósofos. Trad. Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1996.
SILVA, C. A. F. A pessoa, em carne e osso: Gabriel Marcel, para além do personalismo In: SILVA, C. A. F. (Org.). Festschrift aos 20 anos do Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da UNIOESTE. Cascavel, PR: Edunioeste, 2016, p. 161-197.
TRISTÃO, B. S.; MARQUES, L. A.; OLIVEIRA, Y. A. Camus entre a peste e a pandemia. Investigação Filosófica, Macapá, v. 11, n. 3, p. 115-127, 2020.
ZÉ GERALDO. Banquete de hipócritas. Composição de Marco Rezende. In: Álbum, No meio da área, 1998. Duração: 3, 33min
VVAA. Bíblia sagrada. Trad. Matos Soares. São Paulo: Paulinas, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Claudinei Aparecido de Freitas da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).