Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Periódicos UFPB
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 15 No. 2 (2020): Psicolinguística e Educação
Vol. 15 No. 2 (2020): Psicolinguística e Educação
Published:
2021-02-12
Editorial
APRESENTAÇÃO
José Ferrari-Neto, Juliana Novo Gomes, Marcus Maia
01-02
PDF/A (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.57638
Artigos
A CIÊNCIA DA LEITURA E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS
Rosângela Gabriel, Débora Ache Borsatti, Alan Ricardo Costa, Kadine Saraiva de Carvalho, Nicole Petry Rieger, Matheus da Costa Tatsch
03-34
PDF/A (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54924
COMPREENSÃO LEITORA, CONSCIÊNCIA SINTÁTICA E METACOGNIÇÃO SOB A ABORDAGEM DA PSICOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Kátia Nazareth Moura de Abreu, Katharine da Hora, Ana Cristina Pinheiro
35-54
PDF/A (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54906
O QUE ESTÁ ESCRITO AQUI? REDESCOBRINDO A GRAMÁTICA NOS CAMINHOS PARA A LEITURA
Daniela Cid de Garcia, Marília Uchôa Cavalcanti Lott de Moraes Costa, Cristiane Oliveira da Silva , Rogério Santana Lourenço
55-75
PDF/A (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54897
LETRAMENTO VISUAL AOS SUJEITOS DIGITAIS: APLICAÇÃO DO MÉTODO DEEP VIEWING NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
Ana Patrícia Cavalcanti Queiroz
76-85
PDF/A (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54861
DURANTE LEITURA, ESTÍMULOS VISUAIS, COMO A IMAGEM DO(A) AUTOR(A), PODEM PREJUDICAR O DESEMPENHO DE LEITORES
Wagner Lima
86-100
PDF/A (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.53924
A INFLUÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NAS COGNIÇÕES DE RECONHECIMENTO DE FACES E DOS SINAIS DA FALA: UM ESTUDO PSICOLINGUÍSTICO
Isadora Rodrigues de Andrade, Aniela Improta França
101-126
PDF/A (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54939
A INFLUÊNCIA DOS CONECTIVOS ADVERSATIVOS NA LEITURA DE ESTUDANTES GRADUANDOS E DO ENSINO MÉDIO DURANTE O PROCESSAMENTO DE PERÍODOS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO
Antonia Gibson Simões, Márcio Leitão, Henrique Miguel Lima Silva, Danielli Cristina Lima Silva
127-144
PDF/A (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54916
READING SKILLS AND PRIOR KNOWLEDGE IN THE COMPREHENSION OF CAUSAL RELATIONS: MULTIPLE INTERACTIONS BETWEEN FORMAL SCHOOLING, TYPE OF INFORMATION AND COHESION MARKERS
Gabriela Mariel Zunino
145-163
PDF/A
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54942
PROCESSAMENTO DE INFERÊNCIAS DE CAUSA NA LEITURA DE SENTENÇAS
Sabrina Santos
164-182
PDF/A (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54921
EVIDENCE OF NON-SELECTIVE LEXICAL ACCESS IN CHILDREN FROM A PORTUGUESE-ENGLISH BILINGUAL SCHOOL
Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes, Luciana de Souza Brentano, Pâmela Freitas Pereira Toassi, Catherine Sittig, Ingrid Finger
183-197
PDF/A
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54901
THE EFFECTS OF IMPLICIT AND EXPLICIT CLASSROOM FEEDBACK ON BILINGUAL SPEECH PRODUCTION
Janaina Weissheimer, Vaneska Oliveira Caldas
198-211
PDF/A
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54929
BILINGUISMO E MEMÓRIA DE TRABALHO EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA BILINGUALISM AND WORKING MEMORY IN SCHOOL-AGED CHILDREN: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW
Ana Paula Scholl, Johanna Dagort Billig, Ingrid Finger
212-226
PDF/A (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54874
MEMÓRIA OPERACIONAL E REPERCUSSÕES NO VOCABULÁRIO EXPRESSIVO NA SÍNDROME DE DOWN
Talita Maria Monteiro Farias Barbosa, Giorvan Ânderson dos Santos Alves, Ana Cristina de Albuquerque Montenegro, Isabelle Cahino Delgado
227-241
PDF/A (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54908
PUNCTUATION ERRORS IN ENEM ESSAYS THAT GRADE FULL MARKS IN LIGHT OF THE HYPOTHESIS OF IMPLICIT PROSODY AND PROSODIC PHONOLOGY
Virgínia Silveira Baldow, Alcione Santos, Vera Pacheco
242-256
PDF/A (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54867
Make a Submission
Make a Submission
Language
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (France)
Français (Canada)